Geral

Sesi conscientiza empresários durante seminário do Abril Verde

28/04/2017
Sesi conscientiza empresários durante seminário do Abril Verde
Em Alagoas, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente no Trabalho – instituído em 28 de abril pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) – foi lembrado com o seminário “Pela Segurança e saúde no Trabalho: Movimento Abril Verde”, promovido durante a manhã, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.
O Serviço Social da Indústria (Sesi), referência no Estado em saúde e segurança na indústria, participou do evento com uma apresentação teatral realista, que despertou o público para a importância da prevenção a ocorrências no trabalho.
“Nós fingimos que houve algum problema com a eletricidade, então, chamamos um técnico, que era o ator. Quando ele ia resolver o problema, o equipamento soltava faíscas e fumaça e ele caia no chão, se debatendo com o ‘choque’. Foi uma simulação simples, mas deixou o público espantado”, explicou Ana Paula Andrade, assessora de Qualidade de Vida do Sesi.
O seminário, que na manhã desta sexta-feira reuniu cerca de 80 empresários na Casa da Indústria, demonstra como é positivo investir em segurança no trabalho. Eles assistiram às palestras do engenheiro do trabalho Fernando José Ferreira Soares e do auditor fiscal do trabalho Alexandre Sabino de Oliveira.
“Nosso objetivo é demonstrar aos empresários que eles e seus funcionários só têm a ganhar com a prevenção de acidentes de trabalho”, disse Ana Paula. Durante a tarde, o seminário será aberto a estudantes, técnicos e ao público em geral. A iniciativa tem o apoio de Sesi/Senai, Ademi, Sinduscon, Sesc, MPT, TRT/Alagoas, MPE, Prevencionistas/AL e Sintestal.
Abril Verde – No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia, são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes.