Política
CCJ: Eunício apoia Raimundo Lira, mas Renan quer Lobão


Renan Calheiros e Eunício Oliveira: candidatos diferentes para presidir a CCJ (FOTO: ANDRÉ DUSEK/ ESTADÃO)
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), defendem candidatos diferentes para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mostrando que continua o embate entre eles. O primeiro foi a própria eleição de Eunício, contra a vontade de Calheiros.
Na CCJ, passarão as sabatinas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pendente de indicação pelo presidente Michel Temer, e do novo procurador-geral da República, em setembro.
Eunício defende a candidatura do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), ex-presidente da Comissão do Impeachment. De perfil discreto, Lira é um dos poucos senadores ficha limpa. Alvo de doze inquéritos no Supremo, incluindo os da Lava Jato, Renan apóia para a CCJ Edison Lobão (PMDB-MA), outro investigado.
Na última semana, Lira relatou que se sentiu prejudicado pela atuação de Renan na disputa. “Eu deixei de fazer todo o trabalho de articulação antecipado porque o senador Renan me pediu para ficar com a liderança. Mas, na última semana, ele mesmo assumiu o cargo (de líder do PMDB no Senado) e apresentou novo indicado para a CCJ.”
Além de Lobão e Lira, a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) também quer presidir a CCJ, mas seus colegas de partido dizem que ela não apenas não tem chance como não aceitaria esse jogo político.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos