Política
Reeleito, Luiz Dantas defende um Parlamento forte
Após ser reeleito para presidir a Assembleia Legislativa nos próximos dois anos, o deputado Luiz Dantas agradeceu a todos os parlamentares pelo apoio e confiança. O presidente fez um balanço de sua primeira gestão e falou dos desafios que encontrou e as conquistas obtidas. “Dialogamos com os servidores, regularizamos a folha, implantamos o pagamento do décimo terceiro no mês de aniversário do funcionário e legalizamos o recolhimento de encargos e obrigações, pendentes há várias legislaturas”, afirmou.
O presidente falou ainda, de outras conquistas, tais como a reforma do prédio histórico, a reativação da Escola Legislativa, do Portal de Informação e a reestruturação da Divisão de Licitação. “Além disso, o plenário ganhou painel eletrônico e a casa ampliou a prestação de serviços à sociedade, ao instalar o núcleo da Defensoria Pública”, disse.
Luiz Dantas disse também que em tempo de crise e desafios, o caminho é pelo exercício de algo essencial na política: o diálogo franco e transparente. “Vossas excelências podem guardar a certeza de que serei, mais do que nunca, o presidente de todo o colegiado, com a consciência de que as saídas se constroem com participação política e com legislativo forte e atuante, indispensável à democracia”, destacou.
Veja o discurso na íntegra:
Senhores Deputados, Senhoras Deputadas:
Inicialmente, desejo expressar o meu agradecimento por mais um gesto de apoio e confiança que Vossas Excelências demonstram agora, reconduzindo-me à Presidência da Mesa Diretora deste segundo biênio da décima oitava legislatura.
É tempo de balanço. De rememorar a dimensão dos desafios que encontramos e verificar as conquistas obtidas. Se, em fevereiro de 2015, encontramos a Casa numa profunda crise, com os servidores em greve e sem receber em dia seus salários, também nos defrontamos com práticas distantes da legalidade.
Dialogamos com os servidores, regularizamos a folha, implantamos o pagamento do décimo terceiro no mês de aniversário do funcionário e legalizamos o recolhimento de obrigações legais, pendentes há várias legislaturas.
A luta prossegue, inclusive buscando na Justiça, de forma legítima e transparente, uma solução transitória em relação ao Imposto de Renda.
Fizemos ainda a reforma do prédio histórico, reativamos a Escola Legislativa, digitalizamos o fluxo dos processos, implantamos o novo Portal de Informação e reestruturamos a Divisão de Licitação para dar transparência administrativa.
O plenário ganhou painel eletrônico e a Casa ampliou a prestação de serviços à sociedade, ao instalar núcleo da Defensoria Pública. Mas é preciso consolidar as mudanças para poder continuar avançando mais.
Nesse sentido, vamos abrir a biblioteca e o memorial, credenciar professores e aprimorar a Escola Legislativa, além de viabilizar um núcleo do Procon no Parlamento. Serão novos esforços que irão contribuir na difusão de conhecimentos e no fortalecimento da cidadania.
Se, na primeira gestão, estimulamos a dinâmica parlamentar e alcançamos quase 800 matérias apreciadas no biênio, agora devemos dar novos passos. Pretendemos, por exemplo, Implantar o Diário Oficial Eletrônico e fortalecer as atividades desenvolvidas pelas Comissões Permanentes. É mais qualificação, independência e transparência na apreciação das matérias legislativas.
Em tempo de crise e desafios, o caminho é pelo exercício de algo essencial na política, que é o diálogo franco e transparente. Alagoas precisa. Vossas Excelências podem guardar a certeza de que serei, mais do que nunca, o presidente de todo o colegiado, com a consciência de que as saídas se constroem com participação política e com legislativo forte e atuante, indispensável à democracia.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais