Geral
Na Tailândia, elefanta mutilada faz hidroterapia para voltar a andar
A Tailândia experimenta um tratamento revolucionário, usando uma piscina, para que uma pequena elefanta que perdeu parte da pata volte a aprender a caminhar.
“Fah jam” (“Céu Claro”) foi encontrada ferida, depois de cair em uma armadilha perto de um povoado em outubro passado.
“Perdeu 12 centímetros da pata esquerda”, disse o veterinário Padet Siridumrong, que trabalha na clínica onde o animal está sendo atendido, na província de Chonburi (leste).
O objetivo do tratamento é fortalecer muscularmente sua extremidade amputada para que possa caminhar normalmente.
Bebê elefante é supervisionado durante sessão de hidroterapia em clínica veterinária (Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP)
Ela ainda se desloca lentamente e de maneira titubeante e deve ser carregada por vários funcionários da clínica para ser colocada no caminhão, ou na piscina.
“É a segunda vez que recebe tratamento de hidroterapia. Ainda está um pouco nervosa e tem medo de água”, acrescenta o médico, enquanto “Céu Claro” se agita para todo lado.
Essa órfã estava em condições muito ruins quando foi recebida pelos funcionários do zoológico da região. Muito cedo separada da mãe, a pequena tinha carência de leite.
“Nós lhe demos esse nome (Céu Claro) para que tivesse sorte”, explicou o diretor do zoológico, Kampon Tansacha.
Os elefantes são considerados um orgulho nacional na Tailândia, o primeiro país a abrir uma clínica para paquidermes.
Os elefantes selvagens são cada vez mais raros no território por causa do comércio de marfim e dos danos a seu hábitat. Restam apenas 2.500 elefantes selvagens e outros 4.000 domésticos. A maioria é usada para passeios com turistas.
Filhote é o primeiro a receber tratamento em clínica da Tailândia (Foto: ROBERTO SCHMIDT / AFP)
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
2POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública
-
4ENTREVISTA
'Logo ficarão todos aos pés de seu dono': Putin comenta tensões nas relações da Europa com Trump
-
5CRISE ECONÔMICA
Qualquer tentativa de resgatar o dólar por meio de criptomoedas está condenada, diz especialista