Geral
Ações de combate e educação marcam a luta contra o aedes aegypti
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) continua a realizar um trabalho intenso na identificação e controle dos focos de reprodução do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.
“Os agentes de endemias trabalham de forma educativa, orientando as pessoas a procurarem em suas residências e empresas por locais de acúmulos de água onde o mosquito possa se reproduzir”, explicou o assessor de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, Carlos Eduardo da Silva.
O assessor explicou que foram feitas diversas ações em locais estratégicos como o Centro de Maceió e no Trapiche da Barra, entre outros. “As ações utilizaram o drone, que é um equipamento aéreo que possui capacidade para filmar e fotografar locais de difícil acesso para as equipes”, destacou o assessor.
O supervisor de Endemias Paulo Protásio ressaltou que, durante as ações, foram encontrados focos de água parada, como piscinas, caixas d’água destampadas, garrafas e pneus.
“As imagens estão sendo estudadas e os locais já foram notificados. Existe um prazo para que as adequações sejam feitas e caso haja uma recusa ou demora por parte dos proprietários a Coordenação Estadual de Defesa Civil será acionada e tomará as ações cabíveis”, destacou Protásio.
O supervisor ressaltou, ainda, que a população tem se mostrado bastante receptiva e participante no combate ao vetor. “Não foram registrados problemas junto à população durante a fiscalização, que está exercendo o seu papel na luta contra o mosquito. Essa é uma batalha de todos os alagoanos”, reforçou Protásio.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TREMOR
Terremoto de magnitude 5,7 atinge o Equador
-
5GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas solicita ao Governo Federal antecipação do pagamento do Fundef