Geral

Rede de saúde em Alagoas ganhará reforço durante festejos de passagem do ano

28/12/2016
Rede de saúde em Alagoas ganhará reforço durante festejos de passagem do ano
Sesau garante que unidades de saúde estão com escalas completas para atender população durante festejos da passagem do ano. Carla Cleto

Sesau garante que unidades de saúde estão com escalas completas para atender população durante festejos da passagem do ano. Carla Cleto

Para garantir que nenhum alagoano fique sem assistência médica durante as festividades da passagem do ano, as unidades estaduais de saúde ligadas à Secretaria de Estado da Saúde ganharão reforço para a realização dos atendimentos no próximo final de semana.

Durante entrevista concedida ao programa Bom dia Alagoas, da TV Gazeta – filiada à Rede Globo de Televisão – a titular da pasta, Rozangela Wyszomirska, garantiu que toda a rede de saúde estará disponível e organizada para atender à população.

“Foi feito um reforço tanto na escala de plantão como no abastecimento de nossas unidades, já que é um período crítico e a expectativa é de que haja um número maior do que os 2.887 atendimentos registrados no período do Natal”, adiantou a secretária.

Rozangela Wyszomirska salientou ainda que os atendimentos clínicos de urgência e emergência devem ser encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE). “O HGE é referência nos casos de urgência e emergência em Alagoas e as escalas de plantão estão mantidas, além do reforço dos profissionais. Os atendimentos na área azul, vermelha e pediatria permanecem 24h”, informou.

Nos casos mais simples como diarreias, cólicas, dores de cabeça, escoriações e pequenas suturas, a população deve se dirigir para qualquer um dos cinco ambulatórios 24 horas da capital: Dom Miguel Câmara (no bairro da Chã da Jaqueira), João Fireman (no Jacintinho), Noélia Lessa (no bairro da Levada), Assis Chateaubriand (no Tabuleiro do Martins) e Denilma Bulhões (no Benedito Bentes).

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também podem absorver esses atendimentos, em Maceió elas funcionam nos bairros do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá o seu funcionamento normal com plantão de 24 horas na capital e em todas as 35 bases descentralizados de Alagoas. Em Arapiraca, a Unidade de Emergência do Agreste Daniel Houly, referência nos atendimentos de trauma, também manterá o funcionamento normal prestando assistência medica de qualidade para a população da região do Agreste.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará fechado durante o final de semana, funcionando 24 horas apenas o setor de dispensação de sangue e retornará suas atividades normais na segunda-feira (2).