Geral
Inaugurado projeto-piloto para melhorar assistência aos pacientes oncológicos
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, inaugurou, nesta quarta-feira (21), na Superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (SURAUD), o Serviço Estadual de Regulação Estratégica em Saúde. O projeto-piloto vai coordenar e ordenar a lista de espera de assistência à saúde, na área oncológica, bem como contribuir ainda mais para o tempo resposta dos usuários do SUS.
O projeto-piloto permite não somente dar a vaga ao paciente, mas também escolher por critérios de necessidade, tais como a classificação de risco, quais pacientes devem ter prioridade, por ter um caso mais grave, ou ainda aqueles que precisam esperar. Além disso, a tecnologia traz consigo o prontuário de cada usuário, com informações importantes, como todos os exames e os tratamentos pelos quais o paciente já passou.
A partir de hoje (22), o serviço vai estar disponível para todas as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) – O Hospital do Açúcar, Universitário, Afra Barboza, Chama e Santa Casa de Maceió.
De forma ágil e eficiente, a regulação será feita instantaneamente, via internet, para duas centrais oncológicas, em Maceió e Arapiraca, conectadas com uma unidade em São Paulo. Imediatamente, oncologistas, neurologistas, obstetras e psiquiatras estarão de plantão na unidade de oncologia para realizar a leitura dos exames, apresentando em poucos minutos um diagnóstico para o paciente e orientando qual a conduta assistencial e terapêutica deverá ser seguida.
Para D’narte Bastos, superintendente de Regulação e Auditoria da Sesau, a nova ferramenta vai ser importante para o planejamento do futuro do Estado de Alagoas em termos de estrutura dos serviços de oncologia.
“A proposta de trazer a alta complexidade para dentro da gestão estadual em parceria com os municípios trará uma nova metodologia, onde agregará a telemedicina que vai estabelecer um acompanhamento mais próximo do paciente, onde vamos saber que tipo de profissionais ele precisa, discutir o quadro clínico, e claro, dar uma sequência ao tratamento desses pacientes de uma forma mais organizada”, destacou D’narte Bastos.
De acordo com a titular da pasta, o projeto-piloto vai ajudar os profissionais a darem um diagnóstico mais direcionado, de forma a não perder tempo na resposta desse paciente.
“No momento em que for necessário discutir, no momento em que for imprescindível solicitar uma segunda opinião, o serviço vai ajudar nos questionamentos e acompanhamento. Com isso a gente vai poder observar, monitorar e dar uma resposta mais rápida a nossa população. É mais um passo que a Sesau dá, ao cumprir verdadeiramente o seu papel no sentido de cooperar, de alavancar a saúde estadual de Alagoas”, exaltou a secretária.
A solenidade contou ainda com a participação de Cristiane Calixto, administradora do Nacon São Francisco do Hospital Chama de Arapiraca; Mara Betânia, coordenadora do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do Hospital Universitário; Mirna Vaz, assessora técnica do Cosems; Jonnathan Braz, coordenador de Internação da Santa Casa de Maceió; Dárcio Guimarães, diretor administrativo da Santa Casa de Maceió; Rozenita Fernandes,diretora-presidente da Apala; e gestores da Sesau.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas solicita ao Governo Federal antecipação do pagamento do Fundef