Política
Raimundo Lira critica fechamento de agências do Banco do Brasil
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) disse nesta sexta-feira (9), em pronunciamento no Plenário, que o fechamento de mais 400 agências do Banco do Brasil contraria o interesse nacional. Em novembro, o banco anunciou um plano de reestruturação que prevê ainda outras medidas como a transformação de 379 agência em postos de atendimento, além da redução de até 18 mil funcionários.
Segundo Lira, a medida vai impactar principalmente a vida de brasileiros de pequenos municípios, que terão que se deslocar para outras cidades, muitas vezes distantes quilômetros de suas casas:
— A insegurança das pessoas fica muito maior do que ter que se deslocar apenas trinta, quarenta, cinquenta, cem metros, dentro da cidade, para fazer os seus depósitos ou os seus saques em moeda. Isso pode levar à decisão de pequenos e médios comerciantes se deslocarem também e fecharem os seus estabelecimentos nessas cidades. E, não tendo prestação de serviço do comércio a tendência é parte da população se deslocar e ter que deixar os seus municípios – previu.
Raimundo Lira apresentou requerimento para debater o tema na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo ele, a instituição tem que buscar o lucro, mas sem deixar de prestar um importante serviço à população:
— Fechar agência nas pequenas e médias cidades do Nordeste é indiscutivelmente uma decisão contrária ao interesse nacional, contrária à integração nacional, contrária à paz social e econômica do nosso país – argumentou.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
2DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
3ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
4TRAGÉDIA EM HOTEL NA TAILÂNDIA
Governo de Alagoas lamenta falecimento de Carolina Canales na Tailândia
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios: pequenos agricultores temem impactos devastadores