Geral
Arapiraca inicia implantação de prontuários eletrônicos nas UBS
Para tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de saúde, e cada vez mais eficiente o atendimento à população, a Prefeitura de Arapiraca está iniciando o processo de implantação dos prontuários eletrônicos (PECs) em todas as unidades de saúde.
O projeto-piloto está sendo adotado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Senador Arnon de Mello.
O treinamento com os profissionais de saúde começou na quarta-feira (30), na sala de reuniões do Centro Administrativo, e está sendo concluído nesta sexta-feira (2).
O repasse das informações está a cargo da coordenadora municipal do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e SUS AB, Andreza Laila, a coordenadora da Avaliação e Monitoramento, Myrna Silva, analista de sistemas Homero Barros e a assessora administrativa Maria Cícera Torres.
Segundo a coordenadora municipal do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e SUS AB, Andreza Laila, a digitalização dos prontuários faz parte da estratégia de informatização do processo de trabalho e da qualificação para o atendimento aos moradores de cada localidade de Arapiraca.
“O novo sistema vai permitir a coleta de informações individualizadas, sem o uso de formulários em papel, ampliando a qualidade no atendimento à população”, explicou.
Além das equipes de Atenção Básica, o sistema e-SUS AB inclui também a utilização pelas equipes
do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Atenção Domiciliar (AD), Programa Saúde na Escola (PSE) e Academia de Saúde.
A coordenadora municipal do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e SUS AB, Andreza Laila, destacou o apoio da gestão da prefeita Célia Rocha e de toda equipe da Secretaria de Saúde.
Ela salientou que o novo procedimento utiliza dois softwares (coleta de dados simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) que alimentam o sistema de informações da área da Atenção Básica em Saúde.
“Com o prontuário eletrônico nas unidades de saúde, todos os serviços poderão acompanhar o histórico, os dados e o resultado de exames dos pacientes, verificar o tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando cada vez mais o atendimento ao cidadão”, acrescentou a coordenadora.
O sistema permite ainda a transmissão em 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional para o Ministério da Saúde verifique online como está sendo investido cada real do SUS na saúde das pessoas.
O próximo treinamento está previsto para o dia 7 deste mês de dezembro, com os profissionais da UBS do bairro Senador Teotonio Vilela e depois irá se estender para as outras unidades de saúde do município.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
4ACABOU A BRIGA
Após 3 meses de discussão e penúria, Luisa Duarte diz que vai apoiar o CSE; ex-imperador não acompanhou a reunião
-
5VITIMISMO
Acossado por vereadores, ex-Imperador Júlio Cezar se defende nas redes sociais, mas escondeu contas por 8 anos