Política
Projeto da deputada Jó Pereira quer assegurar emprego para egressos do sistema penitenciário

Tramita nas comissões temáticas da Casa o projeto de lei de autoria da deputada Jó Pereira (PMDB), que torna obrigatória a destinação de 2% a 5% das vagas das empresas beneficiadas com o incentivo fiscal do Governo estadual para os egressos do sistema penitenciário. De acordo com a matéria, terá direito ao benefício o egresso que tenha sido liberado definitivamente, pelo prazo de um ano, a contar da data da saída do estabelecimento prisional e aquele que tenha cumprido sua pena integralmente há mais de um ano, dentre outros pré-requisitos de comum acordo com o que preconiza o Código Penal brasileiro.
Ao justificar a iniciativa, a deputada Jó Pereira conta que um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que o número de reincidência no Brasil é alto, que a população carcerária cresceu 83 vezes em setenta anos e que em 2012 havia um déficit de 211.741 vagas, ocasionando a superlotação dos presídios, tornando o Brasil o quarto país que mais encarcera no mundo.
“Em Alagoas a estimativa de reincidência é de 80%. Esse grave problema tem levado o Poder Público e a sociedade a refletirem sobre a atual política de execução penal, fazendo emergir o reconhecimento da necessidade de repensar essa política”, informa Jó Pereira, observando que esses dados têm como fontes a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e confirmados pela 16ª Vara Criminal da Capital.
A deputada destacou que o relatório do Ipea apresenta também a visão dos detentos sobre a oferta de oportunidades que eles têm após a saída do presídio. “Para eles, o trabalho é tido como o caminho mais propício para a reinserção social, entretanto, há várias queixas sobre essa falta de oportunidades, tanto no mercado de trabalho como também na sociedade”, observou Jó Pereira.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
4QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos