Cidades
Peritos de AL e do RN fazem intercâmbio por aprimoramento

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas (Poal), por intermédio do Instituto de Criminalística, está realizando mais uma semana de intercâmbio com profissionais de outros Estados. A troca de experiências de exames de identificação veicular faz parte da política adotada pelo órgão de aperfeiçoamento e expansão dos conhecimentos especializados na área de perícia criminal.
De acordo com perito geral, Manoel Melo, o Instituto de Criminalística de Alagoas está recebendo a visita do perito criminal André da Rocha, do Instituto Técnico e Cientifico de Policia (Itep), da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social, do Estado do Rio Grande do Norte.
A ideia é aprimorar técnicas utilizadas na realização de exames que permitem o reconhecimento de veículos adulterados, furtados, roubados ou que foram utilizados em outros crimes.
“A área forense é muito ampla, por isso, precisamos constantemente nos qualificar para alcançar um alto nível de excelência, adquirindo e multiplicando esses conhecimentos, pois, enquanto peritos temos que trabalhar incansavelmente na busca de provas irrefutáveis nos mais variados tipos de crimes, contribuindo com as investigações policiais, e o poder judiciário, buscando a diminuição da impunidade”, afirmou Manoel Melo.
Segundo Nivaldo Cantuária, chefe de Perícias de Identificação Veicular, o diferencial desse intercâmbio é que ele será totalmente prático. Ele juntamente como o perito André da Rocha do Rio Grande do Norte realizarão vários exames em delegacias da capital e do interior do Estado, e assim eles poderão interagir, tirar dúvidas e conhecer às técnicas que cada um utiliza nesse tipo de exame pericial.
Para o perito André da Rocha, a experiência de interação será de extrema importância para os profissionais dos dois Estados.
“O intercâmbio servirá para o aprimoramento profissional dos servidores, de modo a refletir na melhoria dos serviços periciais relativos à identificação veicular, prestados as sociedades alagoana e norte-rio-grandense”, afirmou o perito visitante.
O chefe especial do Instituto de Criminalística, perito criminal José Cavalcante, destacou que esse tipo de intercâmbio é o segundo realizado só este mês. Na semana passada, duas peritas criminais do Estado de Sergipe estiveram no IC alagoano, onde passaram por um treinamento exitoso no laboratório de balística.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos