Geral
Sesau promove V seminário de humanização da saúde em Alagoas
Sempre em busca de humanizar os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu nesta quarta-feira (24) o V Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas, no Pinheiro, em Maceió.
Gestores, trabalhadores e usuários do SUS, além de professores e estudantes das áreas de saúde, puderam discutir e trocar ideias sobre a Política Nacional de Humanização instituída em 2003 pelo Ministério da Saúde, trazendo diferentes ações para promover mudanças nos modelos de atenção às necessidades dos cidadãos e na gestão do SUS.
Luzia Prata, coordenadora estadual da Política Nacional de Humanização da Sesau lembrou, durante a abertura do evento, que o seminário vem para fortalecer os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.
“Nós temos que reforçar cada vez mais a cultura do serviço público de qualidade. Um serviço de saúde eficiente e eficaz para continuar salvando vidas e continuar na busca de melhorias para ampliar o acesso da população, por meio da integralidade e universalidade, que é o que propõe a política de humanização do SUS”, disse a coordenadora.
Margarete Cavalcante Pereira, professora doutora da Universidade Federal Alagoas, ao ministrar a palestra “SUS enquanto política pública”, falou que a humanização e a melhora dos serviços passam pela valorização dos profissionais de saúde e as relações sociais no trabalho.
“Os profissionais que estão presentes aqui são exemplos de como enfrentar os problemas do dia-a-dia e momentos como este servem como reflexão, para pensarmos juntos em novos formatos para a capacitação desses profissionais que servirá para moldar a Política Nacional de Humanização em Alagoas”, afirmou a palestrante.
Os seminários de Humanização da Saúde são promovidos desde 2012 pela Sesau com apoio da câmara técnica de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TV
Demitido da Globo, Bocardi foi condenado na Justiça a pagar R$ 580 mil a banco
-
5GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas solicita ao Governo Federal antecipação do pagamento do Fundef