Cidades
Crea vai analisar relatórios do TCU sobre auditoria das obras do Canal do Sertão

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), por meio do seu presidente, Fernando Dacal, protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU), um ofício requerendo que a instituição disponibilize cópias do relatório da auditoria realizada sobre as obras do Canal do Sertão, que, segundo a comissão dos auditores, alguns trechos licitados foram superfaturados em mais de R$ 100 milhões.
No encontro com o secretário de Controle Externo do órgão em Alagoas, Claudivan da Silva, o Conselho ainda sugeriu que, se realmente for constatada as supostas irregularidades, ao invés do recurso ser devolvido ao governo federal, ele possa ser reinserido na continuidade de uma das maiores obras hídricas do Nordeste, ofertando emprego e mais desenvolvimento para Alagoas.
“Recentemente o Crea Alagoas aderiu, junto a Federação Nacional da Engenharia, o movimento Engenharia Unida que incentiva a retomada do crescimento da economia brasileira. Assim, defendemos a busca de soluções para o desenvolvimento do Brasil e a devolução do valor utilizado na obra, não vai ajudar muito o progresso de Alagoas. Nosso interesse é que os recursos continuem no Estado e que sejam utilizados na geração de emprego e na economia”, destacou o presidente do Crea Fernando Dacal.
A iniciativa deve-se ao plenário do Conselho, que aprovou, por unanimidade, a propositura do conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Marivaldo Coutinho.
Segundo o relatório,há indícios de que as obras nos trechos 3, já inaugurado, o 4 – ainda em construção -, e o 5, apenas licitado, tiveram valores estimados acima do preço real e por isso os recursos para a última etapa ficaram bloqueados.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores