Brasil
João Havelange, ex-presidente da FIFA, morre aos 100 anos, no Rio


João Havelange, ex-presidente da FIFA. REUTERS
João Havelange, ex-presidente da FIFA. (Foto: Reuters)
João Havelange (Rio de Janeiro, 1916), ex-atleta e ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), morreu nesta terça-feira, aos 100 anos de idade. Ele estava internado desde julho por problemas pulmonares. João Havelange já tinha sido hospitalizado em junho de 2014 por causa de uma infecção respiratória.
O brasileiro, que competiu nas provas de natação na Olimpíada de Berlim em 1936, foi um dos principais artífices para a designação do Rio de Janeiro como sede olímpica (o estádio das provas de atletismo leva seu nome) mas não assistiu à cerimônia de abertura no ultimo dia 5 de agosto no estádio do Maracanã.
Ele renunciou em 2001 à condição de membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, em abril de 2013, ao posto de presidente honorário da FIFA, após a eclosão do escândalo em que ele aparece como tendo recebido suborno da empresa de marketing esportivo ISL na década de 1990.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada