Política

Olimpíada eleitoral está começando

09/07/2016
Olimpíada eleitoral está começando

ILUSTRACAO CAPA TSAL

A 10 dias para o início das convenções partidárias o processo de escolha dos candidatos nesta eleição já está se definindo e alguns nomes postos para composição de chapa já começam a correr da raia eleitoral.

A olimpíada da eleição em Alagoas ainda terá etapas a serem cumpridas porque o torneio em que pese ser curto (45 dias) será composto de muitas lutas diárias entre os atletas que desejam conquistar um lugar ao sol nas câmaras municipais ou nas prefeituras.

Como numa corrida de atletismo quem largou primeiro, lançando-se na pista com muita antecedência e ímpeto pode chegar ao período de convenção sem fôlego justamente na hora da largada.

Outros mais bem preparados financeiramente estão apenas administrando o tempo para dar a largada, mesmo que nesta eleição haja limite de gastos para as candidaturas.

O agora e o antes. Quem você prefere?

O agora e o antes. Quem você prefere?

Em Maceió com a desistência de Regis Cavalcante (PPS) em prol dos governistas e o ataque virtual e literário que dizimou a praga JHC (PSB), só restaram Rui Palmeira (PSDB), Cícero Almeida (PMDB) e Paulo Memória (PTC) este último novato e correndo por fora.

Na luta de titãs entre Rui e Cícero ou entre Palmeira e Almeida, como queiram – pode se dizer que será o embate do “antes contra o depois”, do “ontem contra o hoje”, do prefeito contra o ex-prefeito. Quem fez mais? Quem merece voltar?

Nezinho e Freire polarizam pré-eleição

Nezinho e Freire polarizam pré-eleição

Em Arapiraca pulando até a fogueira dos educadores, Ricardo Nezinho (PMDB) que desejou colocar a “escola no eixo” saltou triplamente na frente por causa da indefinição dos adversários que preferem ficar pulando corda sem sair do lugar. Rogério Teófilo (PSDB) e Tarciso Freire (PP) não se entendem e estão enroscados antes mesmo de darem a largada. Os outros oposicionistas sem forças ficam apenas na torcida tentando arranjar uma boquinha de vice.

Quadro xucurú embolado

Em Palmeira dos Índios o campo está mais embolado. Cinco postulantes lutam entre si querendo chegar ao pódio da Praça da independência. Julio Cesar (PSB) com ares de Usain Bolt (o maior velocista do mundo) correu na frente e já acha que o juiz eleitoral pode lhe entregar a medalha de ouro.

Mas fagueiros e matreiros outros quatro atletas – Verônica Medeiros (PMDB), Sheila Duarte (PT), Flávio Targino (PRTB) e Rodrigo Gaia (PR) tentam impedir a todo custo, querendo levar a partida até para o WO.

A competição está apenas começando. Mas é bom ficar de olho, porque ela pode passar num piscar de olhos e atletas conhecidos poderão se decepcionar, bem como estreantes poderão surpreender.

E você? O que acha?