Cidades
Arapiraca: Yale destaca cooperação técnica para fortalecer desenvolvimento rural
O vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, representou a prefeita Célia Rocha, na manhã desta quarta-feira (22), durante a solenidade para assinatura do Termo de Cooperação Técnica para capacitar as comunidades rurais e promover o desenvolvimento agrícola com o uso da terra e a gestão de resíduos sólidos.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), no bairro Santa Edwiges, e contou com a presença dos secretários de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Aires, e da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos; o representante da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado estadual Ricardo Nezinho; diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, e a coordenadora da Embrapa em Alagoas, Valane de Melo Ivo.
“Em nome da prefeita Célia Rocha, gostaria de mais uma vez agradecer a presença e parceria do governo estadual em Arapiraca. Mais importante do que a presença são as ações conjuntas, feitas com planejamento e ouvindo o povo de nossa terra”, destacou Yale Fernandes.
Ele citou como exemplo os investimentos que o governo Renan Filho e Luciano Barbosa vem realizando para fortalecendo ainda mais o desenvolvimento de Arapiraca, como as obras de ampliação da Unidade de Emergência do Agreste, reforma e ampliação do Hemoar, duplicação da Rodovia AL-110, além do reforço na segurança pública com a entrega de helicóptero, novas viaturas, e os investimentos na área da educação com a reforma, ampliação e construção de novas escolas e ginásios poliesportivos.
“Nosso município está avançando em áreas que foram esquecidas e abandonadas em governos passados”, declarou Yale Fernandes, salientando a palavra eficiência para simbolizar a gestão do governo estadual em Arapiraca e em toda Alagoas.
Compromisso
Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Aires, voltou a reafirmar o compromisso do governo de Renan Filho e Luciano Barbosa com o desenvolvimento regional e a qualidade de vida de todos os alagoanos.
Aires elogiou a gestão da prefeita Célia Rocha e do vice Yale Fernandes em Arapiraca. O secretário também fez questão de ressaltar o trabalho do deputado estadual Ricardo Nezinho em defesa dos interesses do povo de Arapiraca na Assembleia Legislativa.
“Arapiraca representa muito para esse projeto que está sendo realizado desde o primeiro dia de governo”, falou o secretário, salientando o apoio do secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos e demais parceiros desse trabalho em equipe.
A pesquisadora da Embrapa revelou que a parceria de cooperação técnica consiste em capacitar a população residente nas comunidades rurais para a gestão responsável dos resíduos sólidos.
Valane Ivo disse que o trabalho de cooperação técnica será com o desenvolvimento de duas tecnologias, sendo uma voltada para as fossas biodigestoras para trabalhar o saneamento e combate à destinação inadequada dos resíduos gerados nos banheiros.
Ainda de acordo com a representante da Embrapa, que também estava acompanhada da pesquisadora Tâmara Gomes, outro tema que será trabalhado nas comunidades rurais de Arapiraca e região será em relação à compostagem, que é a técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos e a destinação destes compostos.
“Esse trabalho conjunto será feito em três meses, com o repasse de conhecimentos para técnicos de vários órgãos e universidades, para as ações efetivas nas comunidades rurais”, explicou a pesquisadora, revelando que a cooperação técnica também inclui a implantação de áreas demonstrativas no meio rural.
O evento para assinatura do termo de cooperação também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Ivens Leão; consultor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, engenheiro-agrônomo Manoel Henrique Cavalcante; presidente da Facomar, Brás Antônio de Farias; vereadores Ronald Rios, o Roninho, e Graça Lisboa, além do vice-reitor da Uneal, Clébio Correia, secretários municipais, entre outras autoridades e convidados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar