Geral
Serviços de Hemodinâmica e de Traumato-Ortopedia do HGE serão inaugurados nesta quinta (23)
A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, estará no Hospital Geral do Estado (HGE) nesta quinta-feira (23) para inaugurar as áreas destinadas aos Serviços de Hemodinâmica e Traumato-Ortopedia da unidade hospitalar. A iniciativa é mais um investimento do governo estadual para aperfeiçoar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente do HGE, médica Verônica Omena, explicou que o Serviço de Hemodinâmica foi cuidadosamente planejado para agilizar a assistência ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio. O serviço faz parte do Programa IAM estadual, convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Hospital do Coração de Alagoas (HCor), e oferecerá o atendimento de urgência ao paciente infartado, realizando cateterismos e angioplastias primárias, com profissionais médicos cardio-hemodinamicistas 24 horas por dia.
Já a Traumato-Ortopedia faz parte de uma reivindicação da unidade hospitalar para a realização de cirurgias de segundo tempo no hospital, organizando o fluxo e o atendimento na área ortopédica. Antes da criação da área, o HGE realizava somente as cirurgias de emergência e os pacientes eram encaminhados para hospitais conveniados. Com o novo setor ortopédico, as cirurgias estão sendo realizadas na própria unidade hospitalar. De acordo com a diretora, a implantação da área fortalece significativamente a área de ortopedia e reforça o compromisso com a assistência ao paciente politraumatizado.
São 39 leitos destinados à internação dos pacientes com uma equipe multidisciplinar composta por ortopedista, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, rigorosamente treinados para monitorizar e intervir precocemente na assistência aos pacientes da área.
“O tratamento com hemodinâmica, garantirá protocolos médicos específicos para o infarto agudo do miocárdio. A traumato-ortopedia fortalece um atendimento que já vinha sendo feito, mas, agora é complementado e aperfeiçoado. Um avanço para a assistência em saúde. A nossa expectativa é prestar uma assistência permanente e exclusiva nessas áreas específicas, contribuindo para o avanço da saúde alagoana”, destacou.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar