Geral
Grêmios estudantis fortalecem integração entre escolas e alunos
O jovem é, por natureza, criativo, dinâmico e deseja mudar o mundo ao seu redor. Na escola, ambiente onde adquire sua formação inicial, ele também pode dar uma grande contribuição para a melhoria do espaço educacional, apresentando propostas, demandas e atuando em parceria com a gestão e o conselho escolar. Por isso, desde abril, as escolas da rede pública estão mobilizadas para as eleições e reativação de seus grêmios estudantis.
O processo, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início no ano passado, quando a 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) – que abrange as escolas da Alta Maceió e Cepa – promoveu uma série de palestras e mobilizações que culminaram em eleições a partir de abril deste ano em 25 unidades de ensino com 10 mil alunos votantes. A partir daí, o processo se estendeu para as demais instituições da rede estadual.
Nas unidades de ensino onde os grêmios já foram empossados, os estudantes não escondem o entusiasmo em poder contribuir com a melhoria de suas escolas. Na Escola Estadual Silveira Camerino, no Cepa, um dia após as eleições, os gremistas já se reuniram com a sua direção e a 13ª Gere para discutir propostas e demandas. Dentre os projetos que os estudantes pretendem implantar estão os de incentivo à prática esportiva, em especial o taekwondo.
Gremistas do Cepa também contribuíram com a organização e execução do Projeto Cepa Vivo, que, no último dia 18, promoveu uma grande festa junina para a comunidade residente no Farol e adjacências. É o caso de Allan Nascimento, presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual Moreira e Silva, que atuou como mestre de cerimônia da festa.
“O grêmio proporciona que os estudantes exerçam seu protagonismo, sejam atuantes e contribuam com a sociedade, façam a diferença. Para mim, é uma honra participar de um evento como o Cepa Vivo que é pensado e executado para a comunidade”, destaca Allan.
Projetos – Nas escolas estaduais do interior, os gremistas recém-empossados possuem projetos que abrangem desde a área cultural até o incentivo à adoção de práticas alimentares mais saudáveis.
Na Escola Estadual Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, os gremistas se articulam para a promoção de diversas ações voltadas aos estudantes, a exemplo da formação de grupos culturais e palestras com temas do interesse do público jovem. “Queremos ainda criar um website e um jornal para a escola”, adianta o presidente do grêmio Renildo Silva.
Na Escola Estadual Joaquim Diégues, de Viçosa, um grêmio com forte presença feminina possui projetos para a criação de hortas comunitárias, comemoração de datas festivas do município e oficinas de incentivo à leitura. Duas vezes representante de turma, a presidente Fabiana dos Santos foi eleita com 261 votos de seus colegas. Ela conta que, inicialmente, hesitou em participar da iniciativa, mas hoje já enumera uma lista de ações que o grupo pretende realizar na escola.
“Mesmo já tendo sido representante de turma, não quis me candidatar ao grêmio porque sabia da enorme responsabilidade que esta representação traz consigo. No entanto, o incentivo dos colegas da escola me fez mudar de ideia”, contou a estudante.
Ao lado de suas vices Larissa da Conceição e Carolayne da Silva, Fabiana diz que o grêmio vai solidificar sua parceria com a direção e a 4ª Gere – órgão que responde pelas escolas estaduais do Vale do Paraíba. “Vamos trabalhar para que as ações da Joaquim Diégues sejam conhecidas não só no âmbito da escola, mas em toda a cidade de Viçosa”, promete Fabiana dos Santos.
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