Geral

Bombeiros realizam treinamento de nivelamento operacional

21/06/2016
Bombeiros realizam treinamento de nivelamento operacional
Curso é voltado aos bombeiros que atuam na área de combate a incêndios (Foto: Ascom/CBMAL)

Curso é voltado aos bombeiros que atuam na área de combate a incêndios (Foto: Ascom/CBMAL)

A Superintendência de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciou mais um ciclo de instruções de nivelamento operacional com os bombeiros que atuam na área de combate a incêndios. Iniciado na segunda-feira (20), o terceiro ciclo, realizado no Quartel do Comando Geral, no Trapiche, prossegue até  esta quarta-feira (22).

Para o tenente Augusto Neves, um dos instrutores, a rotina de treinamento é fundamental para manter o preparo da tropa. “É importante que o bombeiro fale a mesma língua na hora de uma ocorrência. O treinamento aperfeiçoa os procedimentos operacionais para que cada bombeiro de uma guarnição saiba exatamente como agir da melhor forma possível na hora da ocorrência. Então, o treinamento serve para relembrar conceitos básicos do combate a incêndio, além da aprendizagem de novas técnicas aplicadas e desenvolvidas em corpos de bombeiros de todo o país”, explicou o oficial.

Inicialmente, o treinamento é direcionado aos bombeiros que atuam na capital, mas a ação será extensiva a todos os quartéis do interior, além dos bombeiros da área administrativa. As instruções são divididas em teórica e prática. Todos os bombeiros realizam as instruções com equipamentos de proteção individual que foram comprados com a Taxa de Bombeiros.

A iniciativa das instruções veio durante palestra ministrada pelo capitão Fernando Holanda, que participou do “Fire Days”, evento realizado em São Paulo em abril, com a participação de bombeiros de todo o país.

Cerca de 180 militares do Grupamento de Incêndio e Grupamento de Busca e Salvamento já participaram dos ciclos de instruções. O quarto ciclo começa na próxima segunda-feira (27), com a participação dos militares que atuam na Seção Contra Incêndio do Aeroporto Zumbi dos Palmares.

O calendário da Superintendência de Ensino e Pesquisa prevê ainda o treinamento para os guarda-vidas do Grupamento de Salvamento Aquático, para os bombeiros das seções administrativas do Quartel do Comando Geral, além de todos os bombeiros dos quartéis do interior. O objetivo é capacitar todo o efetivo da Corporação, o que equivale a aproximadamente 1.200 militares.