Cidades
Governo leva capacitação a servidores da parte alta de Maceió
Sala cheia, olhares atentos, gratidão estampada nos rostos e muitos gestos na aula de Libras. Foi assim o primeiro dia do projeto Escola de Governo em Trânsito, uma parceria inovadora entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Escola de Governo de Alagoas (Egal), que, a partir dessa segunda-feira (20), leva cursos de qualificação profissional aos servidores públicos estaduais que moram ou trabalham na parte alta da capital alagoana.
Localizado na unidade Detran, na Cidade Universitária, o espaço passa a ofertar os cursos de Libras, Gestão Para Resultados, Liderança Transformacional (Coaching), Redação Oficial e Atualização Ortográfica, Práticas de Redação e, ainda, Pareceres e Relatórios para Organização Pública.
Para o servidor do Detran, Alex Vasconcelos, a parceria entre as duas instituições veio como um presente único. Morador do bairro da Serraria, o colaborador sempre se interessou por vários dos cursos oferecidos pela Egal na unidade Centro, mas nunca havia se inscrito em nenhum, porque a distância até o trabalho tornava inviável a possibilidade de colocar a capacitação como prioridade em sua rotina.
“Sempre ficava de olho nas ementas relacionadas a Libras, Redação e Gestão Pública. Tinha muita vontade de participar, mas a distância tornava tudo complicado. Assim que soube do projeto, corri para fazer minha inscrição. Acredito que todos iremos tirar o máximo de proveito possível dos aprendizados adquiridos em sala de aula, essa é uma oportunidade única de adquirirmos conhecimento e aplicar tudo o que aprendemos no nosso dia a dia de trabalho”, afirmou Vasconcelos.
O caso de Sandra Mendes é diferente. A assistente social do Detran já era aluna assídua na unidade Centro, mas agora a facilidade de poder se profissionalizar por meio de cursos no próprio ambiente de trabalho vai tornar a rotina da servidora muito mais prática.
“Já fiz outros cursos na sede e, com certeza, a questão da mobilidade é um fator que dificultava meus dias. Essa é uma iniciativa fantástica que só vem para contribuir com o crescimento profissional de todos nós”, contou a servidora.
De acordo com a superintendente da Egal, Andréa de Holanda, a parceria é apenas uma das ações por meio das quais o Governo do Estado tem procurado valorizar, cada vez mais, seu funcionalismo público, fortalecendo laços e dando uma maior assistência ao servidor.
“A proposta é essa: capacitação de qualidade. A intenção é que os colaboradores levem para a realidade deles toda a carga de conhecimento que é transmitida em sala de aula e que possam, assim, promover um olhar diferente e inovador em suas áreas de atuação. A expectativa é que ano que vem a grade ofertada seja ainda maior”, afirmou Andréa.
Para o gerente executivo de Valorização de Pessoas do Detran, Dilson de Lima Júnior, as inscrições superaram todas as expectativas, tanto que para alguns cursos já há até listas de espera devido à grande demanda.
“Nós agradecemos a Escola de Governo por essa parceria que foi um ganho muito grande não só para nós servidores do Detran, mas para o Estado de Alagoas como um todo. Esse é um momento ímpar para deixar marcado o esforço de toda equipe que trabalhou para que isso fosse concretizado. O nosso principal objetivo é que todos saiam daqui com um diferencial”, pontuou o gerente.
Para os servidores que ainda não se inscreveram nos cursos ofertados pela Escola, basta acessar o portal da instituição e seguir os procedimentos indicados no site.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal