Cidades

Ação da Desenvolve articula economia planejada nas grotas de Maceió

15/06/2016
Ação da Desenvolve articula economia planejada nas grotas de Maceió
Pequenos negócios, como salões de beleza, mercadinhos, oficinas e outros empreendimentos, terão um olhar diferenciado por parte do Governo (Foto: Ascom/Desenvolve)

Pequenos negócios, como salões de beleza, mercadinhos, oficinas e outros empreendimentos, terão um olhar diferenciado por parte do Governo (Foto: Ascom/Desenvolve)

Para complementar as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nas grotas de Maceió, por meio do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, a equipe da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) intensificou os trabalhos esta semana, com enfoque em um planejamento que fortaleça a economia local.

Segundo o gerente de crédito da Desenvolve, Thiago Pires, o diálogo direto com os moradores das grotas é essencial para ajudar a equipe a traçar as melhores estratégias de crescimento dos pequenos comércios instalados nas comunidades.

“Estamos ouvindo os moradores para atendê-los conforme a necessidade específica do seu negócio. São salões de beleza, mercadinhos, oficinas e outros empreendimentos que merecem esse olhar diferenciado por parte do Governo”, apontou o gerente.

Na manhã desta quarta-feira (15), Thiago Pires e a gerente da Unidade Executora de Projetos da Agência, Josinete Cabral, se reuniram com o presidente da ONG Humanização das Grotas, Robson Lima, para discutir uma parceria para a formação dos 14 líderes comunitários das grotas que integram o movimento para atuarem como agentes de crédito aptos a apresentarem aos moradores as linhas de financiamento da Desenvolve.

Robson destacou que as lideranças apostam nesse trabalho do Governo do Estado como uma forma de vivenciar uma nova realidade, com propostas para melhorar a vida de quem mora nessas áreas, oferecendo-lhes infraestrutura adequada, lazer, educação e a garantia de sobrevivência com a injeção de recursos que assegurem a manutenção dos pequenos negócios já existentes e, se possível, a abertura de novos comércios.

“Essa ação estimula o surgimento de uma nova Alagoas, que faz justiça social e gera emprego e renda para a população das grotas. Sobretudo nessa época em que o Brasil atravessa uma crise econômica, podemos levar recursos aos pequenos empreendimentos dessas comunidades e garantir a sobrevivência das famílias”, afirmou Rafael Brito, presidente da Desenvolve.

Outras ações

A equipe realizou, ainda, visita a grotas dos bairros do Novo Mundo, Feitosa e Chã da Jaqueira para conhecer a realidade dos pequenos comércios da região, conversando com a comunidade e ouvindo as principais demandas de cunho econômico.