Geral
Censo Escolar 2016 começa a ser realizado a partir de 27 junho


Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso (Foto: Valdir Rocha)
Por meio da Portaria 286, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a data de início do Censo Escolar 2016. O Sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br) estará aberto para preenchimento no período de 27 de junho a 31 de agosto.
Neste primeiro momento, escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país deverão informar dados referentes a matrículas (número de alunos, profissionais, turmas, dentre outros). No ato do preenchimento, as informações prestadas devem ser relacionadas à realidade da instituição de ensino no dia 25 de maio, denominado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.
“É importante que a escola tenha todas as suas informações devidamente organizadas e as cadernetas em dia, pois, a partir do momento em que esses dados são informados ao Inep, eles passam a valer como oficiais, como a realidade da instituição”, orienta Cheila Vasconcelos, coordenadora estadual do Censo Escolar.
O Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso. Os dados são essenciais para a elaboração de índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e de políticas públicas educacionais.
Escolas novas – Para as escolas novas que já fizeram seu cadastro no Inep e receberam seu código do Educacenso, a Seduc, por meio de Supervisão de Estatística e Avaliação Educacional, disponibiliza formulários com orientações acerca do preenchimento do Censo.
Para obter esses formulários, basta fazer uma solicitação à secretaria por meio do email: [email protected] ou pelos telefones 3315-1264/1265.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa