Cidades

Ação Global leva cidadania, saúde e lazer a São Miguel dos Campos

21/05/2016
Ação Global leva cidadania, saúde e lazer a São Miguel dos Campos
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Os portões já estão abertos para a população na Escola Conceição Lyra, no município de São Miguel dos Campos. Desde as 9 horas deste sábado, 21, a Ação Global 2016 oferece uma série de serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer e terá como ponto alto o casamento coletivo marcado para as 16 horas.

Realizada desde 1995, em todo o país, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo – representada em Alagoas pela TV Gazeta –, a Ação Global promove a inclusão social e, sobretudo, mudanças de vida.
Bruno Lopes Cavalcante, de 29 anos, aguarda o atendimento para tirar a carteira de identidade. “Quero fazer tudo”, diz, referindo-se a outros documentos como o CPF e a Carteira de Trabalho. “Eu já perdi algumas oportunidades de emprego por não ter os documentos e agora, com um filho, preciso trabalhar”, conta, ao lado da esposa, Girlene da Silva Santos, 19, e do pequeno Charles Lopes Cavalcante, de oito meses.
“A Ação Global atende às necessidades das pessoas e, graças aos parceiros, conseguimos levar a elas esses serviços, além das ações desenvolvidas pelo Sesi”, disse Ana Paula Andrade, assessora de Qualidade de Vida da entidade.
Para ampliar o alcance das atividades, a prefeitura e o Grupo Carlos Lyra abraçaram a iniciativa. Ônibus saem de pontos estratégicos do município de São Miguel dos Campos, transportando a população até a escola onde ocorre a Ação Global.
Para o município, é uma ação social valiosa. “Nós temos, em São Miguel, um público em vulnerabilidade muito grande. Mesmo com a atuação dos órgãos competentes, no dia a dia não atinge a demanda, principalmente, nos serviços que são pagos e hoje estão sendo ofertados aqui, gratuitamente”, destacou o chefe de Gabinete, Álvaro Leiva.
No local, as pessoas podem tirar documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, serem atendidas pela Justiça Itinerante, verificar como está a saúde, por meio da aferição de pressão arterial e glicose, além de ações de lazer, com brincadeiras, distribuição de lanches e torneio de futebol.