Geral
Guardiola se despede da Alemanha contra maior carrasco de sua carreira

Mais do que seu último jogo à frente do Bayern de Munique e a possibilidade de título, Pep Guardiola vê na final da Copa da Alemanha o duelo contra um time que costumou ser uma pedra no seu sapato. O treinador até leva vantagem no retrospecto contra o Borussia Dortmund, mas isso não imepede que o adversário seja um dos mais incômodos para ele na carreira como técnico.
São dez partidas diante do time aurinegro – todas à frente do Bayern -, sendo cinco vitórias do catalão, três derrotas e um empate, o que dá um aproveitamento de 56,6%. Foram 16 gols macados e 14 sofridos.
Somente o Real Madrid impôs mais reveses a Guardiola. No entanto, mesmo assim, o aproveitamento de Pep contra os merengues é ainda melhor do que contra o Dortmund. Em 17 partidas diante dos madrilenhos, o treinador soma nove triunfos, quatro empates e quatro derrotas, o que dá um aproveitamento de 60,78% do treinador.
Entre os nove adversários que Guardiola enfrentou ao menos dez vezes, o Dortmund impõe o pior aproveitamento do técnico. Já se forem levados em conta os times que jogaram em ao menos cinco oportunidades contra Pep, o Borussia Mönchengladbach (duas vitórias, dois empates e duas derrotas) e o Chelsea (um triunfo, três igualdades e um revés) possuem melhores marcas do que os aurinegros.
Nos triunfos do time aurinegro sobre Guardiola, destaca-se o 3 a 0 em plena Allianz Arena, pela Bundesliga, em abril de 2014. Na ocasião, o placar se igualou como o pior revés sofrido pelo treinador em sua carreira até então. Os outros dois reveses foram pela Supercopa da Alemanha (por 4 a 2 e 2 a 0), que marca a abertura da temporada germânica.
Vale lembrar que o catalão também soma uma eliminação para o rival. Na semifinal da última edição da Copa da Alemanha, os aurinegros superaram o rival nos pênaltis, fora de casa, após empate por 1 a 1 na prorrogação.
Por outro lado, Pep também tem partidas memoráveis contra o Dortmund, como o 5 a 1 no primeiro turno da última edição da Bundesliga e a vitória na prorrogação por 2 a 0 na final da Copa da Alemanha 2013-14.
Veja a lista de confrontos entre Guardiola e Borussia Dortmund:
Supercopa da Alemanha – Borussia Dortmund 4 x 2 Bayern de Munique – 27 de julho de 2013*
Bundesliga – Borussia Dortmund 0 x 3 Bayern de Munique – 23 de novembro de 2013
Bundesliga – Bayern de Munique 0 x 3 Borussia Dortmund – 12 de abril de 2014
Copa da Alemanha (final) – Borussia Dortmund 0 x 2 Bayern de Munique (prorrogação) – 17 de maio de 2014
Supercopa da Alemanha – Borussia Dortmund 2 x 0 Bayern de Munique – 13 de agosto de 2014
Bundesliga – Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund – 1º de novembro de 2014
Bundesliga – Borussia Dortmund 0 x 1 Bayern de Munique – 4 de abril de 2015
Copa da Alemanha (semifinal) – Bayern de Munique 1 x 1 Borussia Dortmund (Dortmund 2×0 nos pênaltis) – 28 de abril de 2015
Bundesliga – Bayern de Munique 5 x 1 Borussia Dortmund – 4 de outubro de 2015
Bundesliga – Borussia Dortmund 0 x 0 Bayern de Munique – 5 de março de 2016
Mais lidas
-
1AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Justiça suspende eleição antecipada de Madson Monteiro para a Mesa Diretora da Câmara de Palmeira
-
2FUGA EM PRESÍDIO
Cinco presos escapam do Baldomero Cavalcanti usando corda de lençóis; um já foi capturado
-
3ACIDENTE
Empresário de 24 anos morre após atropelar cavalo em rodovia de Delmiro Gouveia
-
4CLIMA
Inmet renova alerta de chuvas intensas para Maceió e mais 33 cidades de Alagoas
-
5DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA
Advogado Adeilson Bezerra exige informações da Funai