Geral
Secretário executivo do Gabinete Civil visita sede do Arquivo Público de Alagoas


Secretário de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, durante visita ao Arquivo Público de Alagoas onde conheceu detalhes de projetos desenvolvidos, estrutura física e acervo audiovisual e documental (Foto: Adaílson Calheiros)
O secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, visitou a sede do Arquivo Público de Alagoas (APA) nesta quinta-feira (19).
Acompanhado pela diretora do APA, Wilma Nóbrega, Catão conheceu com detalhe os projetos desenvolvidos, a estrutura física e o acervo de material audiovisual e documental. O intuito da visita foi fazer um diagnóstico e elaborar um projeto de reestruturação e modernização do local para melhor atender a sociedade.
Incorporado ao Gabinete Civil desde 2007, o APA passou a receber uma atenção especial do governador Renan Filho, considerando a necessidade de preservação de documentos oficiais, dentre outros ofícios e obras que compõem a história de Alagoas.
“Queremos entregar o Arquivo modernizado, renovado, organizado e pronto para atender as necessidades da sociedade alagoana. Será um grande avanço para o APA e para o nosso Estado”, afirmou Catão.
Memórias
Por meio de seus setores, o Arquivo permite uma viagem ao longo de mais ou menos quatro séculos, a partir da época em que Alagoas ainda era uma comarca, em seguida província, até os tempos de hoje. Além de ter o maior acervo de origem administrativa referente ao Poder Executivo de Alagoas, o ambiente abriga projetos como “Educação Patrimonial” e “Memórias Reveladas”, além de contar com parcerias firmadas com universidades que abrem as portas do APA para alunos das instituições de ensino.
“Estamos desenvolvendo um trabalho sério para melhorar cada vez mais. Queremos manter viva a memória do nosso estado e tornar essa história ainda mais atrativa”, completou Wilma Nóbrega.
Todo o acervo do Arquivo Público de Alagoas está à disposição da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, em Maceió.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro