Geral
Governo de Alagoas fiscaliza prestadores de serviços turísticos


Ação da Sedetur, Procon e MPE fiscalizou ação de agências de turismo e o exercício ilegal da profissão de guia na AL-101 Norte
(Itawi Albuquerque)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e Procon, realizou uma fiscalização dos veículos de transportadoras e agências de viagens prestadores de serviços turísticos. As abordagens aconteceram na AL 101 Norte, próximo ao Mirante da Sereia.
Com foco no combate da ação ilegal de agências de turismo e do exercício ilegítimo da profissão de guia, a fiscalização consiste na verificação das empresas e profissionais no Cadastro de Turismo do Ministério do Turismo (Cadastur). Se for identificada a ilegalidade, a empresa será notificada pelo Procon como auto de infração, que tem como base o Código de Direito e Defesa do Consumidor.
Na ocasião, foram realizadas 34 abordagens, com um total de 56 passageiros. De acordo com a coordenadora Regional de Serviços Turísticos da Sedetur, Rosário Passos, os visitantes demonstram se sentir mais seguros com a fiscalização.
“Nosso principal objetivo é promover uma experiência segura e completa para os visitantes de Alagoas. Dessa forma, com a realização de abordagens e fiscalizações, conseguimos garantir que o turista seja recepcionado por empresas capacitadas e que ofertam serviços de qualidade nos passeios e visitas aos atrativos locais”, explica Rosário Passos.
Apesar da resistência por parte das empresas de transporte em cumprirem a lei que exige a presença do guia de turismo nos passeios, o cenário atual é de desenvolvimento e melhorias. Em 2009, o número de profissionais presentes no Cadastur era de 89. Hoje, são 390 profissionais regularmente cadastrados como guias. O cadastro das transportadoras, guias e agências é realizado gratuitamente na sede da Sedetur, no bairro do Jaraguá.
A ação contou, ainda, com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagem de Alagoas (DER) e Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT).
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro