Geral
Peritas criminais alagoanas participam de congresso que discute crimes de homicídio sem cadáver


Serão 30 horas de apresentações e debates na área de criminologia forense e ciências periciais
(Ascom/POAL)
As peritas Rosana Coutinho e Milena Testa do Instituto de Criminalística de Alagoas serão palestrantes do VI Congresso Brasileiro de Investigação e Perícia Criminal realizado pelo Instituto de Estudos Penais. O evento será realizado sexta-feira (20) e sábado (21) na Faculdade Iesp, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, e debaterá o tema Crime de Homicídio sem Cadáver.
O evento possui uma extensa programação e reunirá palestrantes e participantes do Brasil inteiro. Serão 30 horas de apresentações e debates na área de criminologia forense e ciências periciais. Um dos palestrantes será Genival França, autor de vários livros de Medicina Legal, e uma das mais conceituadas autoridades do direito médico.
Milena Testa, do núcleo de documentoscopia do Instituto de Criminalística (IC), apresentará o tema: Homicídio ou Suicídio? A grafotécnica na Diagnose Diferencial de Morte Violenta. Ela falará sobre vestígios documentoscópico em local de morte violenta e resolução de casos de homicídio a partir da investigação de falsificação de documentos e cartas de ameaça.
“Em seguida vou expor brevemente casuísticas de documentoscopia. Na parte principal, abordarei as causas emotivas como modificadoras do resultado gráfico do punho escritor na determinação de autenticidade de cartas de suicídio, com base no caso da servidora do TRT-AL, de março de 2016,” explicou a perita.
Doutoranda em Biotecnologia em Saúde e chefe de perícias de laboratório da Perícia Oficial de Alagoas, a perita criminal Rosana Coutinho apresentará o tema “A utilização de exames de DNA como prova forense na elucidação de crimes”. Graduada em Ciências Biológicas e especialista em Genética Forense, ela levará para os participantes, sua experiência como primeira perita alagoana a realizar uma identificação humana por meio do exame de DNA.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro