Geral

Curso para instrutores de trânsito é lançado na sede do Detran/AL

18/05/2016
Curso para instrutores de trânsito é lançado na sede do Detran/AL
Lançamento do curso para instrutores de trânsito ocorrido nesta quarta-feira (18) e que contou com cerca de 350 profissionais (Ascom)

Lançamento do curso para instrutores de trânsito ocorrido nesta quarta-feira (18) e que contou com cerca de 350 profissionais
(Ascom)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SINDCFC-AL) e visando melhorar a segurança viária no Estado, lançou o curso de atualização para instrutores. O evento ocorreu nesta quarta-feira (18) no auditório da sede do órgão.

O lançamento reuniu cerca de 350 instrutores de trânsito de Maceió e busca reestruturar o processo de formação, qualificação, atualização e avaliação de condutores, instrutores e examinadores de Alagoas. A abertura na capital contou com uma palestra ministrada pelos educadores Abílio Gomes e Klebson Ricardo, em qual foi abordada a importância do instrutor na construção de um trânsito seguro.

Para o SINDCFC-AL, a formação dos condutores começa no centro de formação e a primeira pessoa que insere normas de segurança no trânsito são os instrutores, sejam teóricos ou práticos. Para isso, é importante que esses profissionais estejam sempre atualizados com as mudanças que ocorrem no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O que o sindicato e o Detran querem aqui hoje é melhorar a qualidade no ensino ofertado aos alunos, haja vista que estes serão os futuros condutores que, infelizmente, mata milhares de pessoas por ano no Brasil. E o nosso dever é juntar forças para que essa realidade mude”, afirma João Batista, presidente do SINDCFC-AL.

O curso visa abranger todo Estado e será composto por 15 aulas teóricas realizadas aos finais de semana e os instrutores receberão certificação ao final do curso. De acordo com João Batista, a metodologia do curso não irá atrapalhar a dinâmica dos centros de formação e só tem a contribuir para a qualificação do público alvo do projeto.

Para o diretor-presidente do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, é preciso uma mudança de comportamento e para isso é necessário que os procedimentos pensados para que hajam melhorias no trânsito sejam respeitados. Segundo ele, as leis precisam servir para todos, visto que não há distinção com relação as tragédias que ocorrem no trânsito.

 “O sentimento que deve contagiar a todos nós aqui hoje é o respeito. É preciso entender que o Detran de Alagoas não está do lado oposto dos Centros de Formação de Condutores, muito pelo contrário. Estamos todos juntos para alcançarmos o nosso objetivo, que é a construção de um trânsito mais humano e mais seguro”, destaca Gouveia.

O lançamento do curso faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo e será realizado nesta quinta-feira (19) no Auditório Planetário em Arapiraca. O evento em Maceió contou com a apresentação dos vídeos da Campanha do Maio Amarelo e com sorteio de brindes para os presentes.