Geral
Crianças que se vacinam pela primeira vez terão reforço contra Influenza


Crianças entre seis meses e dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra H1N1 (Foto: Carla Cleto)
Pais de crianças entre seis meses e dois anos de idade que vão tomar a vacina contra Influenza (H1N1) pela primeira vez devem ficar atentos quando forem vacinar seus filhos. Quem estiver nesse grupo deverá tomar duas doses. O alerta foi feito pela assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI/Estadual), Denise Castro. O reforço deverá ocorrer 30 dias após a primeira aplicação.
Segundo Denise Castro, a aplicação da vacina nessas crianças que estão tomando pela primeira vez ocorre em dois intervalos devido ao sistema imunológico, que responde diferente. A primeira serve para estimular e dar uma resposta mais eficaz. Além de crianças entre seis meses e dois anos, recebem duas doses menores de até oito anos, mas somente os que possuem doenças crônicas.
“As duas doses são destinadas apenas as crianças entre seis meses e dois anos e os que possuem comorbidades, ou melhor, portadores de doenças crônicas e que vão tomar pela primeira vez até oito anos. Nas demais crianças a vacina é assegurada até os cinco anos”, destacou Denise Castro.
A técnica informou que, nas unidades de saúde, os profissionais foram capacitados para orientar os pais sobre a necessidade de retorno para o reforço e quem está apto para receber a segunda dosagem. “É importante que quando os pais forem a uma unidade de saúde apresentem o cartão de vacinação da criança, para que seja agendado o retorno”, orienta Denise Castro.
A campanha de vacinação contra Influenza começou no dia 25 de abril em todo o eEstado. Até às 10 horas desta terça-feira (3), dos mais de 700 mil previstos para serem vacinados, 30,07% já tinham comparecido a uma unidade de saúde. Denise Castro disse ainda, que até o próximo dia 13, estará recebendo mais dois lotes de vacinas.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos