Geral
Alagoas tem sistema próprio de informação em Vigilância Sanitária

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta sexta-feira (29), a capacitação dos servidores sobre o Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Intervisa). A nova plataforma foi desenvolvida pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin) da Sesau e vai capacitar cerca de 40 servidores do Estado.
Segundo o analista de sistemas da Sesau, Fernando Romeiro, o Intervisa vai substituir o Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa), uma proposta da Anvisa que é utilizado pelo Estado desde 2004. “Tivemos a necessidade de inserir novas informações a partir de uma solução própria”, contou Romeiro, assim como também optou alguns estados.
O novo sistema web vai permitir que os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual gerenciem desde o cadastro de estabelecimentos à emissão de alvará sanitário, assim como o agendamento de inspeção e gerenciamento desses dados, além da elaboração de relatórios gerenciais. Outra novidade é a integração com a base de dados da Junta Comercial.
O Intervisa começa a ser utilizado pelos servidores estaduais em maio deste ano. Já a perspectiva, segundo o analista de sistemas, “é descentralizar esse novo sistema aos municípios alagoanos”. Essa ampliação acontece numa proposta futura, o que vai exigir também a capacitação.
Intervisa – O Sistema de Informação em Vigilância Sanitária tem como objetivo organizar os serviços e acompanhar os indicadores das ações da Vigilância Sanitária Estadual. O sistema visa fortalecer técnica e politicamente a Vigilância Sanitária e facilitar o processo de planejamento das atividades, com controle sobre os estabelecimentos cuja atividade, quando má conduzida, pode representar risco à saúde.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa