Geral
Pouco mais de 7% da população alagoana já foi vacinada contra Influenza
Na primeira semana da Campanha de Vacinação contra Influenza, 49.052 alagoanos foram imunizados. O dado, que representa 7,71% da meta a ser atingida pelo Estado, é referente ao levantamento parcial realizado no período de 25 de abril – quando as doses começaram a ser aplicadas – até a última quinta-feira (28).
O Estado de Alagoas tem que atingir a meta de vacinar 636.571 pessoas que integram o grupo prioritário. Desse público-alvo, foram vacinadas 4,98% das crianças de seis meses a menores de cinco anos; 38,02% dos trabalhadores da saúde; 5,55% das gestantes; 4,78% das puérperas; 1,21% da população indígena e 4,58% dos idosos com 60 anos ou mais.
A assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Denise Castro, informou que esses dados foram obtidos pelo Sistema de Informação que registra as doses aplicadas pelos municípios. Segundo ela, 52 municípios não cadastram informações, 44 municípios têm cobertura menor que 20%, seis municípios estão com cobertura entre 20% e 50%, e nenhum município atingiu cobertura maior que 50%.
Distribuição das vacinas
O Ministério da Saúde (MS) definiu 748,1 mil doses da vacina H1N1 para o Estado de Alagoas. No entanto, até esta quinta-feira (28), a Central Estadual da Rede de Frio recebeu um montante de 374,2 mil doses, que correspondem a 50% do total.
Denise explicou que a entrega das vacinas pelo MS está sendo feita em cotas e a 5ª refere-se a um total de 94 mil doses. Com esse repasse, restam 279,8 mil doses a serem entregues a Alagoas, que, imediatamente, redistribui para os 102 municípios.
“A Sesau tem adotado providências imediatas para distribuição das vacinas logo que são recebidas, alertando aos municípios para recolhimento das respectivas cotas”, explicou Denise. Essas cotas são recolhidas tanto na Central Estadual, como nas centrais regionais de União dos Palmares, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza se estende até o dia 20 de maio, com possibilidade de prorrogação, caso os grupos prioritários não sejam vacinados ou caso haja atraso na entrega das vacinas. Mantém-se, para todos, vacinados ou não, a recomendação para os cuidados pessoais, evitando as situações que favoreçam a transmissão em especial os cuidados com a lavagem das mãos.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas