Geral

Servidores destacam qualidade de curso promovido pelo Tribunal de Justiça e Instituto Cidadão

15/04/2016
Servidores destacam qualidade de curso promovido pelo Tribunal de Justiça e Instituto Cidadão
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, participou, nesta quarta-feira (13), do encerramento do curso “Chefia e Liderança no Setor Público”, destinado a servidores do Poder Judiciário alagoano. Iniciado na última terça-feira (5), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), a qualidade da capacitação foi destacada pelos participantes.

“Os cursos que estão à disposição são tantos que me saltam aos olhos. Só pelo setor de Recursos Humanos, seguindo a orientação da Esmal, teremos 40 cursos voltados para servidores neste ano. A Esmal passou a ser um fórum de debates das questões jurídicas como um todo e não só mais para magistrados”, destacou o presidente Washington Luiz.

Durante o encerramento, os participantes prestaram homenagem ao professor Alessio Sandro de Oliveira, formado em Administração e Psicologia, que agradeceu o reconhecimento destacando a importância da humildade na vida pessoal e profissional. Ele também destacou o desempenho dos alunos durante o curso. “Os participantes já possuíam a expertise. Eles apenas alinharam suas competências, conheceram ferramentas cabíveis para terem respostas mais rápidas na prestação de serviços e elaboração de projetos, bem como na tomada de decisões”, afirmou.

“Nós que estamos fora da escola sabemos como as coisas estão indo pelos comentários no Tribunal. Essa semana, conversei com alguns servidores que estavam participando do curso e eles elogiaram bastante o perfil do professor e os temas discutidos. Parabenizo o Alessio Sandro porque ele conseguiu sensibilizar e despertar nos alunos o sentimento de absorver conhecimentos e o desejo de repassar o que aprenderam”, disse o presidente Washington Luiz.

A capacitação, promovida por meio de parceria entre o  TJ/AL e o Instituto Cidadão, teve duração de 30 horas e foi dividido em duas partes: teórica e prática, nas quais os participantes aprenderam a utilizar  técnicas dinâmicas para idealizar as ações que realizarão em seus departamentos.

O desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor da Esmal, frisou a importância da iniciativa do presidente Washington Luiz em firmar a parceria com o Instituto Cidadão e promover diversas capacitações para servidores.

“É uma grande satisfação acompanhar a determinação do presidente Washington Luiz em buscar melhor qualificar nossos servidores para que possamos ter uma prestação jurisdicional ainda melhor. Durante a semana observei como estava o andamento do curso e fiquei impressionado com a receptividade do curso. Parabenizo e destaco que vocês agora devem ser multiplicadores do que aprenderam aqui”.

O presidente do Instituto Cidadão, Pedro Oliveira, destacou que o objetivo final da capacitação é o atendimento ao público externo e destacou a aprovação de mais de 90% dos servidores quanto aos cursos ofertados. “Parabenizo a sensibilidade do presidente Washington Luiz voltada para o aprimoramento dos servidores do Judiciário. Nossa satisfação com essa parceira é grande. Os primeiros três cursos foram bastante exitosos e  temos certeza de que muitos outros cursos virão”, disse.

 Este é o terceiro curso viabilizado pelo convênio firmado entre o TJ/AL e o Instituto Cidadão, os outros dois capacitaram servidores em Excel Avançado, a fim de auxiliá-los no planejamento e gerenciamento de dados, e  no eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) para órgãos públicos.