Geral
Herbário MAC recebe especialista de Feira de Santana (BA)
15/04/2016

O especialista James Lima, do Programa de Pós-Graduação em Botânica, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), esteve nesta sexta-feira (15) no Instituto do Meio Ambiente (IMA) para analisar as amostras da família Erythroxylaceae, depositadas no acervo do Herbário MAC.
A visita faz parte da conclusão de um trabalho do pesquisador em parceria com a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos, e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa de James Lima pretende conhecer o grau de parentesco entre as plantas da família no Nordeste, para que, a partir desse estudo, seja possível promover estratégias para a conservação dessas espécies.
Durante a visita, o especialista teve acesso, pela primeira vez, às amostras coletadas em Alagoas das espécies Erythroxylum nordestinum e Erythroxylum stenopetalum, recentemente descobertas e publicadas por ele. A primeira com ocorrência na Caatinga, enquanto a segunda ocorre na Mata Atlântica do Nordeste e está em risco de extinção. Dentro dessa família, também se faz presente a planta popularmente conhecida como Coca.
James, que esteve nas últimas semanas em Teresina, Fortaleza, e mais recentemente no Recife, mostrou-se contente com a coleção que encontrou no Herbário do IMA. “Fiquei surpreso com a organização e conservação do acervo. O Herbário MAC é o que melhor representa a riqueza e variedade da flora alagoana.”
O especialista cita o Estado como um dos que possui maior diversidade em plantas da Mata Atlântica no Nordeste. “O Herbário MAC recebe regularmente visitas de especialistas e está sempre com as portas abertas aos que desejam conhecer o acervo”, disse Rosângela.
Para maiores informações sobre o Herbário MAC, acesse: www.ima.al.gov.br/herbario.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro