Cidades

Unidade móvel do Hemoar recebe doação de sangue no centro de Arapiraca

12/04/2016
Unidade móvel do Hemoar recebe doação de sangue no centro de Arapiraca
Unidade móvel do Hemoar estará de plantão no centro comercial de Arapiraca até as 16 horas desta terça-feira (12) (Foto: Ascom)

Unidade móvel do Hemoar estará de plantão no centro comercial de Arapiraca até as 16 horas desta terça-feira (12) (Foto: Ascom)

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) está realizando nesta terça-feira (12) mais um trabalho de coleta de sangue no centro da cidade

Desde às 8 horas da manhã que médicos, enfermeiros, hematologistas, assistente social e pessoal de apoio estão mobilizados no atendimento aos doadores. A unidade móvel do Hemoar estará de plantão, no centro comercial de Arapiraca, até as 16 horas desta terça-feira (12).

Dotado de modernos equipamentos, o ônibus do Hemocentro de Arapiraca está estacionado na Praça Deputado Marques da Silva, no centro comercial da segunda maior cidade de Alagoas.
De acordo com a assistente social Maria Edilene Bidart, a unidade móvel conta com 13 profissionais, entre médicos, especialistas e pessoal de apoio.

Edilene disse que o estoque do Hemocentro de Arapiraca precisa de reforço e a ideia é aproximar cada vez mais as ações da unidade com os moradores e visitantes. Os tipos sanguíneos mais escassos no estoque são O negativo e A negativo.

O agricultor Renavel José dos Santos, de 30 anos de idade, morador do Distrito de Canafístula do Cipriano, na zona rural do município de Girau do Ponciano, fez a doação de sangue pela primeira vez na sua vida.

“Passei pela praça e vi o ônibus que faz a coleta de sangue. Decidi fazer o cadastro, fui selecionado e estou aqui para ajudar nesse importante trabalho de salvar vidas”, disse o agricultor, aconselhando outras pessoas fazerem o mesmo tipo de atitude.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação com foto. É necessário ainda ter no mínimo 16 anos e pesar 50 kg ou mais. Não estão aptos a doar aqueles que contraíram hepatite após os 10 anos, assim como os que tem sífilis, aids ou doença de Chagas. As gestantes e lactantes também estão impedidas de realizar o procedimento.

O doador deve estar bem alimentado e, caso seja menor de idade, o critério é estar acompanhado dos pais ou com algum documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal.