Geral
Feira da Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira
Produtos de qualidade e de baixo custo podem ser adquiridos na Feira da Agricultura Familiar do movimento Via do Trabalho a partir desta quinta (7). Viabilizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), a feira foi aberta e segue até sábado (9), na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, das 7h às 20h.
A feira conta com 20 agricultores familiares de vários municípios do estado, como Maragogi, Branquinha, Teotônio Vilela, Coruripe, União dos Palmares, Novo Lino e Murici, que trouxeram para comercializar batata, macaxeira, frutas, raízes e legumes diversos cultivados em assentamentos, que podem ser adquiridos entre 20 e 40% mais barato que os ofertados nos supermercados.
“Com a feira, ganha todo mundo. Ganha o movimento, a sociedade civil, que vai adquirir produtos saudáveis e mais baratos, entre 20% e 40%, e o governo do Estado por meio do Iteral. A feira é uma forma de mostrar o outro lado da reforma agrária e contribui para melhorar a qualidade de vida dos agricultores porque gera renda”, disse Marcos Antonio, o “Marrom”, coordenador do Movimento Via do Trabalho.
Para o diretor-presidente do Iteral, a feira é muito importante para os assentados da reforma agrária no estado e para a sociedade. “A reforma agrária não pode parar porque são os agricultores familiares assentados que colocam o alimento na mesa da população. As feiras são de grande valia para os produtores rurais e para a sociedade que pode comprar alimentos de qualidade e com baixo custo”, afirmou.
Seu Eraldo Antonio da Silva, do Assentamento Dom Helder, em Murici, chegou cedo para montar sua barraca. Ele Espera vender tudo até o sábado. “Sempre que participo de feiras vendo bem. Para essa feira, eu trouxe, jaca, banana, macaxeira, inhame, batata. Tem diversos alimentos”, afirmou.
A abertura da feira contou com a presença da presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lenilda Lima, do assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca Aquicultura (Seagri), Edson Maruta, e o Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, João Ygo Costa.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel