Geral
Oficinas práticas movimentam primeiro dia do Encontro Nacional de Salvamento Veicular
A teoria trabalha em conjunto com a prática em diversas situações cotidianas. E, como não poderia ser diferente, no salvamento veicular é necessário entender o que envolve uma ocorrência, sua conjuntura, como proceder, quais os equipamentos mais adequados e, principalmente, como salvaguardar a integridade física das vítimas.
Trabalhar, de forma massiva, a teoria incluída na prática, é o que fará com que o atendimento seja realizado com uma só linguagem e com uma equipe coesa e eficaz.
E foi com essa finalidade que o Encontro Nacional de Salvamento Veicular (Ensalv) trouxe a Maceió grandes nomes da área no Brasil, com extensa bagagem em cursos e participações em congressos e competições técnicas, a exemplo do 1º tenente BM Huerllen Felix, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, responsável pela primeira oficina do dia.
Na bagagem o tenente Felix traz os cursos de instrutor em salvamento veicular nos estados de Sergipe, São Paulo, Paraíba e Minas Gerais. Ele foi instrutor no Rescue Day Brasil, que ocorreu em São Paulo, em 2015, e coordena o Curso de Salvamento Veicular no Amapá. Além disso, participou do Rescue Day da Alemanha, em 2014, e da competição Mundial de salvamento veicular, realizada na Inglaterra.
O objetivo da oficina prática foi mostrar a retirada de uma vítima de um veículo colapsado em um ângulo conhecido como zero. “Muitos bombeiros no mundo têm o hábito de retirar a vítima que se encontra presa às ferragens de um veículo sem levar em conta o ângulo em que sua cervical se encontra. Nós temos que entender que o mais importante em uma ocorrência de salvamento veicular é diminuir ao máximo o risco de lesão na cervical e, para isso, temos que buscar o ângulo zero da estabilização da sua coluna, que é para onde sua cabeça está direcionada”.
Essa prática se repetiu duas vezes durante a primeira manhã de Ensalv e 20 participantes participaram em cada turma, divididos em equipes para melhor execução dos serviços.
As equipes seguiram as instruções e colocaram a mão na massa. Para a soldado Elaine Júlia, bombeira militar de Alagoas, foi muito válida a oficina, mesmo para ela que não é da área de salvamento veicular
“Eu fiz o curso de salvamento veicular há muito tempo e queria relembrar um pouco do que aprendi e praticar. Como eu não tenho experiência na área, tive a oportunidade de praticar. Não é fácil, é desgastante e exaustivo e requer uma guarnição integrada e uma boa divisão de tarefas”, disse.
A segunda prática do dia foi com a empresa SOS Sul, patrocinadora do evento e uma das fornecedoras para diversos Corpos de Bombeiros noPpaís. Na ocasião, estavam presentes o gerente comercial da empresa, Carlos Walski, e o gerente Norte-Nordeste, Alexandre Barreto, além de um convidado especial, Andrew Orchard, que veio de Londres especialmente para participar do Ensalv.
Essa oficina foi exclusiva para demonstração de um equipamento que auxilia de forma prática e eficaz quando é necessário realizar cortes e perfurações nos vidros de um veículo em uma ocorrência de salvamento veicular. Trata-se do adesivo chamado packexe que é colado nos vidros do carro.
“Quando o bombeiro chega à ocorrência e verifica que é necessário perfurar o vidro, com o uso do packexe, os estilhaços não caem sobre a vítima, o que pode gerar ou agravar uma lesão existente”, disse Andrew.
Atualmente, o equipamento já é comercializado para 46 países e chegou ao Brasil, sendo vendido pela SOS Sul. Segundo Alexandre Barreto, esse material é muito importante por proteger a vítima, já debilitada, que esteja no interior de um carro colapsado. “A preservação da vítima é sempre a maior preocupação do bombeiro e consequentemente a nossa”, disse.
As oficinas levaram riqueza de conhecimento prático e técnicas para os bombeiros participantes, que voltarão para seus estados com uma ampla bagagem para repassar para seus companheiros de farda.
Nesta sexta-feira (1º), segundo dia de Ensalv, outras práticas serão realizadas. Entre elas, manuseio e uso de equipamentos de salvamento, realizada pela patrocinadora do evento Resgatécnica, em parceria com a Holmatro, e otimização de recursos no salvamento veicular, realizada pelo Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel