Cidades
Municípios alagoanos recebem ações da Semana da Água

A Semana da Água, realizada em conjunto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) apresentou uma série de ações nos municípios e na capital.
O tema Água Move Vidas foi disseminado pela Semarh, IMA e Casal nas cidades de Coruripe, Jequiá da Praia, Porto de Pedras, Estrela de Alagoas, Maceió, Penedo e Arapiraca.
No Litoral Sul alagoano, o educador ambiental da Semarh, Fernando Veras foi o responsável em capitanear informações aos escoteiros do Instituto Amigos da Natureza (INAN) em Coruripe sobre os manguezais e sua importância para o ecossistema da região.
Em Jequiá da Praia, com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, houve limpeza na região lagunar e nos povoados às margens da lagoa.
Os trabalhos da Semarh, IMA e Casal foram ampliados com uma tenda exposta na praia de Ponta Verde em Maceió. Exposições sobre a Sala de Alerta, trabalhos do Instituto Biota e jogos educativos destinados às crianças estavam à disposição.
Os alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), de Arapiraca, participaram de uma mostra sobre a despesca (retirada de peixes) dos tanques na comunidade de Impueiras, em Estrela de Alagoas.
Na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, houve uma ação na foz do Rio Pratagy ministrada pelo técnico da Semarh, Bruno Stefanis, para analisar a qualidade da água. Foi feita ainda uma limpeza da praia com os alunos de biologia do Cesmac, em parceria a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió.
Palestras – Na capital alagoana, as palestras organizadas pela Semarh e IMA atraíram diversos estudantes do Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit) e faculdade Maurício de Nassau.
O corpo técnico da Semarh, representado pelo superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, Bruno Stéfanis, Eduardo Barreto, Vinícius Pinho, Rennisy Cruz e Eva Moraes, apresentaram diversos temas relativos à água.
Entre os assuntos abordados com a classe acadêmica, outorga e saneamento; unidades de conservação; fauna marinha; resíduos sólidos; e monitoramento de eventos hidrometeorológicos.
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2
Misa recebe exposição ‘Terra’ com fotografias de Sebastião Salgado
-
3ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
4UCRÂNIA
'Zelensky chorará lágrimas de crocodilo': especialista dá detalhes da zona tampão russa na Ucrânia
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista