Cidades

Maceió: Combate ao Aedes aegypti é encenado por jovens da Semas

23/03/2016
Maceió: Combate ao Aedes aegypti é encenado por jovens da Semas
(Foto: Secom Maceió)

(Foto: Secom Maceió)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) continua com os trabalhos de mobilização, por meio dos seus equipamentos sociais, que envolvem o esclarecimento dos usuários dos programas socioassistenciais da Prefeitura de Maceió, sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. E o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programa oferecido pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, tem sido fundamental para esse processo.

O grupo de teatro do Cras Bella Vista, formado pelas crianças e adolescentes do bairro do São Jorge, atendidos pelo Serviço de Convivência, estrearam nos últimos dias a peça “Aedes aegypti: Uma Ameaça Real”. Os jovens apresentaram o espetáculo teatral que conta a história de um reino encantado ameaçado pelo mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, para as crianças atendidas pelo Núcleo do Serviço de Convivência Juvenópolis.

Para o facilitador de arte e cultura, Abimael Lima, responsável pela direção da peça, a proposta tomou proporções maiores e positivas quando as crianças da platéia passaram a compartilhar as lições de combate ao mosquito com suas famílias.

“A peça conta a história de um reino encantado, cheio de sonhos, príncipes e princesas, como é o mundo infantil, que passa a ser ameaçado pelo Aedes aegypti. Através desse enredo, conseguimos passar a mensagem de que essa vida feliz, que pode ser a nossa também, pode estar ameaçada por um vilão e nós que somos os heróis, agindo através do combate ao mosquito”, contou Abimael.

Ainda na peça, dez meninos e meninas entre 07 e 13 anos se vestem de acordo com a temática e repassam as principais recomendações que as famílias atendidas pelos Cras devem tomar, dentro de suas residências, para evitar focos do Aedes. Ao todo, o Cras Bella Vista atende cerca de 50 crianças e adolescentes

.

image

“ Ficamos felizes porque eles aprendem com muita facilidade o nosso propósito e, ao mesmo tempo, a gente nunca deixa de alertar as famílias sobre o quanto são importantes as lições sociais repassadas pelo Cras”, completou Abimael.

No próximo dia 05 de abril, o grupo de teatro do Bella Vista vai apresentar a peça às famílias atendidas pelo Cras Cidade Sorriso, no Benedito Bentes. Além dos Cras, os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e as unidades de acolhimento da Rede Socioassistencial da capital também estão envolvidos na causa.