Cidades

Dia Mundial da Água: Vigilância conscientiza estudantes em Maceió

23/03/2016
Dia Mundial da Água: Vigilância conscientiza estudantes em Maceió
Vigilância conscientiza estudantes no Dia Mundial da Água (Foto: Ascom SMS)

Vigilância conscientiza estudantes no Dia Mundial da Água (Foto: Ascom SMS)

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), uma equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde ligada à Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal (SMS) ministrou uma palestra para alunos da Escola Municipal José Bandeira de Medeiros, no Vergel do Lago. Durante o encontro, foram passadas orientações para a conservação da água.

“Cada um de nós tem um papel fundamental na preservação  e nos cuidados gerais para assegurar o acesso à água durante muitos anos”, resumiu o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório Freire.

Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para promover a conscientização da necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

DIA DA ÁGUA 8

Vigilância conscientiza estudantes no Dia Mundial da Água. Foto: Ascom SMS

Para marcar a necessidade da preservação da água potável, é necessário saber que, embora um terço da superfície da Terra seja de água, apenas 0, 008% dela é potável, servindo para o consumo humano, contando seu uso para ingestão, higiene e até para a crescente industrialização no mundo todo.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Uma data destinada a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

No Dia da Água, procure analisar as suas atitudes diárias e incluir nelas as seguintes mudanças:

  • Fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar a louça.
  • Usar balde, ao invés de mangueira, para lavar o carro.
  • Aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar a calçada.
  • Não jogar lixo em riachos e nascentes de rios.
  • Fiscalizar a ação de indústrias que despejam seus dejetos em rios, lagos e riachos.
  • Faça a sua parte e cobre das autoridades políticas públicas de saneamento, preservação e manutenção dos recursos hídricos.