Cidades
Maceió: Secretaria de Saúde amplia qualificação de leitos de UCI e UTI

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, conseguiu junto ao Ministério da Saúde (MS) a atualização do Plano de Ação da Rede Cegonha, permitindo a qualificação de 14 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) da Casa de Saúde Santo Antônio, oito leitos também de UCI da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Açúcar, utilizando recursos da própria Rede que caso não fossem utilizados seriam devolvidos ao Ministério.
A informação foi repassada na manhã dessa segunda-feira (21), no auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante reunião entre Nonô e os diretores das unidades de saúde particulares, que prestam serviço ao município de Maceió.
No encontro, ficou definido um calendário de pagamento dos incentivos que devem ser repassados às maternidades, estabelecendo o dia 15 de cada mês para o repasse do Pro Hosp e no dia 25 de cada mês, o pagamento do Programa de Implementação da Rede de Atenção Materno-Infantil de Alagoas (Promater).
O Pro Hosp é um programa estadual fundamentado em uma parceria com os hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços ao SUS. Pelo programa, os repasses ficam condicionados ao cumprimento de compromissos e metas pactuados.
O Promater disponibiliza investimentos para estruturar e fortalecer a assistência materno-infantil nas 13 microrregiões de saúde do Estado. O programa prioriza descentralizar a estrutura dos leitos obstetrícios, além de reestruturar as salas de parto para uma melhor assistência ao recém-nascido e ainda garantir o transporte adequado a gestantes e recém-nascidos, formando uma rede capacitada.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
3POLÍCIA
Quem era o Italiano é morto a tiros na porta de casa em Maceió
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ASSASSINATO
Mulher é morta a facadas pelo marido no Residencial Vale do Perucaba, em Arapiraca