Geral

Gestores assistem palestra sobre controle interno e transparência

18/03/2016
Gestores assistem palestra sobre controle interno e transparência
Controladora-geral Maria Clara Bugarim fala sobre importância da transparência na gestão pública (Foto: Ailton Cruz)

Controladora-geral Maria Clara Bugarim fala sobre importância da transparência na gestão pública (Foto: Ailton Cruz)

Realizar o controle interno nos órgãos públicos e ampliar a transparência. Esse foi o tema da palestra proferida pela controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, nesta sexta-feira (18), durante o Café com Planejamento – evento que reúne gestores para socializar informações sobre temas pertinentes à administração pública.

A palestra teve como foco a importância das medidas de transparência numa gestão pública. Maria Clara destacou que, cada vez mais, cresce a necessidade de adotar novos procedimentos e mudar o comportamento dos gestores públicos.

 

Ela ressaltou que alcançar um nível maior na transparência é uma determinação do governador Renan Filho dentro da proposta de construção de uma nova Alagoas.

“Criamos um cargo de assessor de transparência. Em cada órgão temos um assessor que atende às demandas do Controle Interno. Temos feito um trabalho intenso de capacitação com esse pessoal, visando nivelar o grupo, e temos a certeza de que esse trabalho vai nos render boas sementes para o futuro”, observou Maria Clara.

Na sua apresentação, a controladora-geral mostrou como são realizados os procedimentos e fluxos de controle. Também mostrou o painel de controle que foi implantado para uso dos assessores de transparência. “O painel é uma ferramenta importante de monitoramento. Todos os assessores preenchem informações mensalmente sobre temas como convênios, diárias, correição, pedidos de informação”, explicou.

Maria Clara Bugarim também fez referência ao Portal da Transparência e ressaltou que a nova versão “dialoga com o cidadão”.

Sobre a implantação das Ouvidorias nos órgãos do Estado, a controladora disse que está em fase de adaptação. Segundo ela, já foi feita a adesão do Sistema E-Ouv e a primeira reunião com os responsáveis pelas Ouvidorias será de 28 a 31 de março, com a Ouvidoria Geral da União. “É mais uma ferramenta importante que vai atender ao cidadão e estimular o controle social”, frisou.

O secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, destacou que o evento tem o objetivo de socializar conhecimento para evitar erros. “Quando assistimos uma palestra como essa adquirimos mais conhecimentos e isso é fundamental para nossa atuação como gestores públicos”, disse o secretário.

 

Christian Teixeira  também destacou que o trabalho de acompanhamento da Controladoria tem sido importante para que a administração não tenha problemas no futuro.