Geral

Estudantes alertam comunidade sobre riscos do Aedes aegypti

18/03/2016
Estudantes alertam comunidade sobre riscos do Aedes aegypti
Alunos entraram de vez na luta contra o mosquito (Fotos: Valdir Rocha)

Alunos entraram de vez na luta contra o mosquito (Fotos: Valdir Rocha)

Localizada em uma das regiões que mais notificaram casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na capital alagoana no ano passado, o Vergel do Lago, a Escola Estadual Dr. Julio Auto, da 1ª Gerência Regional de Educação, realizou uma grande caminhada com estudantes e servidores pelas principais ruas do bairro, nesta sexta-feira (18), marcada pela Secretaria de Estado da Educação (Secuc) como Dia D contra o mosquito.

Prevenção é a palavra chave do projeto desenvolvido pela unidade, que atende quase 500 estudantes de Ensino Fundamental I, Regular e Educação de Jovens e Adultos. É o que afirma a diretora Maria Janilucia Viana. “E não vamos parar por aqui! O objetivo maior é conscientizar a comunidade, que joga lixo no entorno da própria escola”, explicou Viana.

Pais e moradores da comunidade aprovaram a iniciativa. Para Jonatha Miquelino, que acompanhava o filho Daniel Jonas, a ação é necessária. Vitimado pela Dengue, ele destaca alguns pontos críticos. “Ano passado passei quinze dias internado por causa da doença. Infelizmente, muitas pessoas do bairro precisam destas orientações, pois ainda deixam a caixa d’água aberta”, destacou.

Mobilização

Participaram 173 unidades escolares da rede em todo estado, inclusive nas comunidades indígenas, como na da aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes. As escolas realizaram ações durante esta semana, culminando neste Dia D contra o Aedes, com palestras, passeatas, panfletagens, e até limpeza nas escolas foram promovidas.