Geral
Hospital Helvio Auto criará grupos para discutir adoecimento entre servidores
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto anunciou a criação, ainda este ano, de grupos de profissionais encarregados de identificar as causas de adoecimento entre os servidores da unidade de saúde.
A iniciativa é decorrente do número de atendimentos realizados pelo Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador do hospital, que no ano passado realizou um total de 748 atendimentos, entre consultas médicas, exames periódicos, atendimentos a acidentes ocupacionais, retornos ao trabalho e psicologia.
A maioria dos atendimentos foi ocasionada por demanda espontânea de servidores que apresentaram alguma queixa em relação à saúde. As causas mais frequentes são doenças osteomioarticulares, doenças crônicas, como o diabetes, ou ligadas ao estresse, como a hipertensão, além de patologias decorrentes do aumento de peso e vida sedentária.
Segundo a médica do trabalho do Helvio Auto, Lucy Dantas, a vida corrida dos profissionais são fatores preponderantes para o aparecimento dessas doenças.
“A maioria dos trabalhadores não tem só um vínculo empregatício. A falta de tempo e até o grande número de plantões noturnos podem desencadear fatores que aumentam o estresse, uma vez que uma característica do trabalhador da saúde é lidar com vidas, o que impõe muita pressão e responsabilidade”, explicou a médica.
O diferencial do Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador do Hospital Helvio Auto é o atendimento psicológico. Por meio de procura espontânea, o psicólogo do setor realiza um aconselhamento ao servidor e, dependendo do caso, o encaminha para a psicoterapia.
Grupos de Reflexão – Para reverter o quadro, o Hospital Helvio Auto desenvolverá grupos de reflexão, para identificar razões para certos tipos de adoecimentos e definir o que pode ser feito para melhorar ou amenizar as causas.
“Nós queremos que todos os servidores tenham o Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador como um local de apoio, um canal aberto sempre disposto a ajudá-los no que for preciso, não só no momento do adoecimento”, expôs Esmeralda Ramires, psicóloga do Hospital Helvio Auto.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3POLICIAL FOI ATINGIDA
Agente socioeducativo morre em troca de tiros com a PC, na Praça dos Martírios, centro de Maceió
-
4FUTEBOL
Fortaleza contrata Kuscevic, ex-Palmeiras, de forma definitiva e cede Bruno Melo ao Coritiba
-
5ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Pai é preso acusado de estuprar filha menor de idade, na cidade do Pilar