Geral

Ex-apresentador da Globo, Berto Filho morre aos 76 anos de câncer

12/03/2016
Ex-apresentador da Globo, Berto Filho morre aos 76 anos de câncer
Berto Filho durante apresentação do "Jornal Nacional" em 1982 (Reprodução/Youtube)

Berto Filho durante apresentação do “Jornal Nacional” em 1982
(Reprodução/Youtube)

Morreu neste sábado (12), aos 76 anos, o jornalista e ex-apresentador da Globo Berto Filho, vítima de câncer no cérebro. Ele ficou na bancada do “Jornal Nacional”, “Hoje” e “RJ TV”, além de ter sido locutor do “Fantástico”.

Desde janeiro, Berto morava no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e chegou com problemas de saúde sérios. Ele também lutava contra um câncer no fígado e se recuperava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O jornalista não tinha plano de saúde e estava fazendo tratamento no INCA (Instituto Nacional do Câncer). Além da Globo, onde trabalhou nos anos 70 e 80, Berto Filho passou pela TV Rio, Rede Manchete e RedeTV!. Em 2004, foi recontratado pela Globo para assumir a locução das matérias do Fantástico. O contrato com a emissora foi rescindido em 2008.

Em entrevista ao UOL, em janeiro, a administradora do Retiro dos Artistas, Cida Cabral, contou que nos últimos três anos o jornalista ficou viúvo e perdeu sua irmã.

“Ele morava com o filho, homem , sozinho, que não tem como cuidar direito, também trabalha e nos procurou para saber da possibilidade da gente poder acolhê-lo e ajudá-lo. O Retiro o recebeu de portas abertas, sabendo o quanto ele batalhou”, disse.

Cida contou que o ex-apresentador estava também com um problema na voz, que o deixava ainda mais debilitado e deprimido.

“Amanhã ele tem uma nova consulta para começar a tratar este outro problema, ele está perdendo a voz, fala muito pouco. O médico pediu que ele fosse poupado ao máximo. A parte da garganta está deixando ele um pouco para baixo, mas vamos começar as consultas e exames para tentar resolver logo. Ontem ele até conseguiu susurrar que está escrevendo um livro”.

Há três anos, Berto estava bem e foi até o Retiro dos Artistas pleitear uma vaga para uma irmã dele, que era cantora, e morava no interior de São Paulo.

“Ele passou o dia, conversou com todo mundo, estava feliz, mas, nestes três anos, perdeu irmã, a esposa e em seguida foi diagnosticado com câncer”, disse Cida.