Geral

Semarh debate abastecimento de água de aldeias indígenas

11/03/2016
Semarh debate abastecimento de água de aldeias indígenas
(Foto: Junior Santana)

(Foto: Junior Santana)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) se reuniu, nesta sexta-feira (11), com representantes das comunidades indígenas de Karapotó, Katokin, Wassu-Cocal, Kariri, Xukuru-Kariri e Apoinme. Em discussão, o abastecimento de água nas aldeias.

 

O secretário Alexandre Ayres iniciou a reunião com o esclarecimento de que é preciso a Semarh ir até as comunidades para resolver o problema. “Nosso objetivo não é ficar dialogando e, de fato, trazer uma política pública de forma efetiva para essas comunidades”, afirmou o secretário.

De acordo os representantes das comunidades indígenas, a falta de água nas regiões traz complicações às famílias.

Mateus Gonzales, superintendente do Meio Ambiente, apresentou uma iniciativa do projeto Aldeia Sustentável, que está sendo elaborado para levar melhorias para as comunidades, com o foco principal na ampliação do abastecimento de água.

“O projeto também engloba outras vertentes, da realização de políticas públicas para realização de um diagnóstico social e ambiental das comunidades indígenas. O projeto ainda disponibiliza a recuperação de nascentes e a perfuração de poços em áreas degradadas” explicou Mateus durante a reunião.

Outro ponto destacado pela Semarh é que a implantação de sistemas para reuso de água pode ser realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), além do auxílio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).