Política

‘Tenho uma suprema confiança no Supremo’, diz novo ministro da Justiça

07/03/2016
‘Tenho uma suprema confiança no Supremo’, diz novo ministro da Justiça
Na quarta, STF deve analisar se ele pode ocupar cargo no Executivo (foto: reprodução)

Na quarta, STF deve analisar se ele pode ocupar cargo no Executivo (foto: reprodução)

O novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva, disse nesta segunda-feira (7) em entrevista à GloboNews que tem uma confiança “suprema” no Supremo Tribunal Federal (STF). O tribunal deve decidir na quarta-feira (9) sobre um pedido da oposição que sustou a nomeação de Lima e Silva para o ministério.

No fim da última semana, a juíza federal Solange Salgado, da Primeira Vara da Justiça Federal de Brasília, suspendeu por meio de liminar (decisão provisória), a nomeação do novo ministro. Ela atendeu pedido formulado pelo DEM, que argumentou que a Constituição Federal proíbe membros do Ministério Público (como é o caso de Lima e Silva) de exercerem outra função pública, salvo a de professor.

Para o novo ministro, a ação para suspender a posse tem a ver com o momento de “polarização” do país. Ele afirmou ainda que conversou com conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que, segundo o ministro, não apontaram impedimentos para ele exercer o cargo.

“Eu quero crer que talvez o momento de maior polarização tenha estimulado essa questão vir à tona. Inclusive, na semana passada o CNMP tinha deliberado. Consultei e conversei antes diversos conselheiros e não houve nenhuma oscilação […] Então, esse ponto específico não estava no horizonte. Em matéria de direito você sempre pode agitar novos argumentos. Mas eu tenho uma suprema confiança no Supremo”, afirmou o novo ministro.

“Quarta feira é que decide tudo. É muito importante para o Ministério Público. O poder público deveria ser o maior interessado nisso porque esse diálogo entre o órgão de fiscalização e controle com órgão de administração enriquece os dois lados”, continuou Lima e Silva.