Geral

Alagoas sedia IV Conferência Estadual de Direitos Humanos

04/03/2016
Alagoas sedia IV Conferência Estadual de Direitos Humanos
Nesta sexta-feira serão eleitos os 36 delegados que representarão Alagoas na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, no período de 27 a 29 de abril deste ano (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira serão eleitos os 36 delegados que representarão Alagoas na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, no período de 27 a 29 de abril deste ano (Foto: Divulgação)

A abertura da IV Conferência dos Direitos Humanos, realizada nessa quinta-feira (3), no Hotel Radisson, foi recheada de troca de conhecimentos e discussões produtivas a respeito de políticas públicas sobre a temática.

O evento, que se encerra nesta sexta-feira (4), é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, por meio do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Superintendência de Direitos Humanos.

Com um público bastante qualificado e diversificado, o evento foi presidido pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante Estrela, que esteve ladeada, na mesa de honra, pelo secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda, pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Mirabel Alves, dentre outras autoridades.

A secretária Roseane Cavalcante agradeceu a presença de todos e falou sobre as expectativas para a conferência. “Eu agradeço aqui a todas e todos que vieram participar desta discussão. Nós, governo e sociedade civil, iremos refletir e fazer as melhores escolhas que nortearão as políticas públicas em Direitos Humanos de nosso Estado e país, já que as propostas das conferências são água da fonte que os governos, cada vez mais, bebem para direcionar suas ações. Estamos aqui buscando melhorias, justiça e igualdade, porque é em momentos de crise que aproveitamos a oportunidade para construir a sociedade que almejamos: justa, solidária, digna e tolerante com as diferenças”, disse a gestora.

A palestra de abertura da conferência foi proferida pelo secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda. Com o tema “Direitos Humanos para todas e todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, Miranda fez um breve histórico dos Direitos Humanos e realizou uma análise da aplicabilidade destes direitos nos dias atuais.

“Nós vivemos um momento ruim, de emergência da barbárie, diante de tantas crises, social, moral e financeira, e acabamos ver emergir a violência de nossos direitos, na precariedade da educação, no acesso à morada, alimentação, condições sanitárias, dentre outros. É um momento difícil e em conferências como esta nós encontramos a resistência e a oportunidade de, juntos, avançarmos”, explicou Miranda.

O secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais ainda parabenizou a iniciativa do Estado em realizar o evento. “A Conferência de Direitos Humanos já virou tradição no estado, que está de parabéns por manter estas discussões para avançar nas conquistas dos direitos das minorias. A pauta é muito boa e eu me sinto feliz em participar deste momento de abertura”, finalizou Nilmário Miranda.

A Conferência tem continuidade nesta sexta-feira (4), quando serão eleitos os 36 delegados que representarão Alagoas na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, no período de 27 a 29 de abril deste ano.

A etapa estadual é preparatória para a nacional, e tem como eixos: Afirmação e Fortalecimento da Democracia, Garantia e Universalização de Direitos, além, da Promoção e Consolidação da Igualdade.