Cidades
Governo lança Programa de Melhoramento Genético no Agreste


Mais de dois mil embriões serão doados aos pequenos agricultores (Fotos: Lucas Vasconcelos) (cortesia)
O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, lançaram, nesta quinta-feira (3), na cidade de Arapiraca, o Programa de Melhoramento Genético para a qualidade do rebanho na Região Agreste.
O programa é resultado de uma parceria entre o Governo de Alagoas, Sebrae-AL e as empresas In Vitro Brasil e Nordeste In Vitro.
Para viabilizar a próxima etapa do programa, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) recebeu este ano quatro mil doses de sêmen para serem doadas a pequenos criadores.
Nesta quinta, a entrega das 300 primeiras doses ocorreu na sede da Superintendência de Interiorização (antiga Governadoria do Agreste), localizada no bairro Jardim Tropical, na cidade de Arapiraca.
O material genético veio para o Agreste em recipientes com nitrogênio líquido. As doses de sêmen são das raças Gir, Holandês e Girolando, que têm alta produtividade de leite.
O ato também contou com a presença de pequenos produtores e criadores da região. A entrega das 300 doses também reuniu o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante; o secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros, e o superintendente de Interiorização do Governo de Alagoas, Josenildo de Souza.
Na ocasião, o vice-governador Luciano Barbosa destacou o compromisso do governador Renan Filho com o fortalecimento da cadeia produtiva no Agreste e em outras regiões de Alagoas.
“Esse investimento vai permitir que o pequeno produtor tenha acesso às novas tecnologias para melhoria de seu rebanho e a garantia de mais renda no meio rural”, salientou.
Segundo o secretário Álvaro Vasconcelos, o Governo do Estado trabalha na ampliação do Programa de Melhoramento Genético alagoano, que já é referência no Brasil.
“Conseguimos mais de 2 mil bezerros nascidos a partir do programa em 2015. Esses números não são alcançados em nenhum outro estado brasileiro. Em 2016, queremos beneficiar o maior número possível de pequenos criadores, melhorando a qualidade e a produtividade do rebanho”, disse.
O secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros, enalteceu a parceria do governo estadual com os municípios. “É muito importante esse apoio, para que a junção de esforços possibilite o aumento da produtividade, lucro e a sustentabilidade econômica dos criadores e produtores de leite da região”, completou.
Um mapeamento de área está sendo feito para a instalação da sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Alagoas.
“A localização da sede está sendo discutida, mas é importante ressaltar que a Embrapa atuará em toda Alagoas. A previsão é que ainda este ano ela esteja operando aqui. Com certeza, será um marco para a área rural em nosso estado, visto que a empresa já é bastante atuante desenvolvendo tecnologias com orientação técnica de ponta”, frisou o secretário Álvaro Vasconcelos, reafirmando o compromisso do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa com o desenvolvimento econômico e social no interior de Alagoas.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3COPA DO BRASIL
Relacionado, Neymar deve jogar contra o CRB amanhã em Maceió
-
4ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
5ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira