Cidades
Prefeitura de Arapiraca lança campanha “Mereço Respeito” contra violência à mulher
Insultos, xingamentos, agressões físicas, morte. A violência contra a mulher tem várias facetas. Os números ainda são altos e os dados assustam. Para chamar a atenção sobre o caso, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, lançou nesta terça-feira, 1º, a campanha “Mereço Respeito”, com o slogan: “Mais que flores, toda a mulher merece respeito!”.
Em novembro do ano passado, no Mapa da Violência 2015 sobre homicídios de mulheres no Brasil, Alagoas ficou em terceiro lugar, entre os estados que mais matam mulheres no País. Maceió ficou registrada como a segunda capital brasileira com o maior percentual de homicídios do gênero.
O Mapa apontou um aumento de 54% nos casos de violência contra a mulher no Brasil. Em Alagoas a incidência de casos registrou um percentual assustador: 92%.
Por outro lado, a cidade de Arapiraca, segunda maior do estado de Alagoas, saiu da quinta posição – que ocupava em números de homicídios contra a mulher – para a 146ª colocação em todo o Brasil A mudança se deve às ações de políticas públicas voltadas às mulheres.
“São questões importantes que o poder público tem a obrigação de fazer a sua parte e contribuir para que a sociedade se torne consciente e responsável pelo dever de cada um em respeitar à mulher em toda a sua plenitude. Com ações específicas para combater à violência contra a mulher é que temos contribuído para o bem-estar de todos”, ressaltou Yale Fernandes.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hyseth Santos, a gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) e o apoio do prefeito em exercício, Yale Fernandes (PMDB), têm contribuído para melhorar a situação da violência contra as mulheres na cidade e na região do Agreste de Alagoas.
“Temos oferecido assistência jurídica e acompanhamento social, mas temos que fazer muito mais e contar sempre com o apoio da população. Por isso que estamos lançando mais uma campanha de enfrentamento que será implantada o ano inteiro”, afirmou Hyseth Santos.
“Mereço Respeito” – Com um tema imperativo que exige respeito à mulher, a campanha prossegue até o dia 20.
Até o dia 4, serão realizadas palestras nos CRAS Eva Pessoa (próximo à prefeitura) e nos dos bairros Batingas, Manoel Teles, Brisa do Lago, Itapoã e Planalto.
A programação também vai contemplar eventos como “O forró da Mulher” na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, na segunda-feira, 07, com o lançamento oficial da campanha no auditório da Escola de Governo, às 9h, como tema “Mereço Respeito” e o slogan “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.
Uma série de atrações faz parte da programação da campanha entre caminhada, homenagem, mesa redonda, sessão na Câmara Municipal (no dia 8 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher), exposição fotográfica, entre outras ações de acordo com a programação que prossegue o ano inteiro.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios