Cidades
Nonô reafirma compromisso de reabrir PAM Salgadinho em Maceió

Durante reunião na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), na noite dessa segunda-feira, 22, o secretário municipal de Saúde, José Tomaz Nonô, reafirmou o compromisso de reabrir o PAM Salgadinho em condições dignas de funcionamento.
O secretário afirmou que pretende concluir a reforma dos blocos A, B e C e realizar os reparos e melhorias necessários na unidade de saúde. Segundo ele, o objetivo é garantir condições adequadas de trabalho para os profissionais de saúde e de atendimento para a população. “O PAM será devolvido em condições de dignidade. Estamos cumprindo as etapas necessárias”, afirmou Nonô.
O secretário quer entregar parte da reforma nos blocos A, B e C até final de março. Nonô disse ainda que vai sentar com sua equipe e definir os prazos de entrega das outras áreas do PAM.
O encontro foi promovido pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa, que fez o convite para que Nonô participasse da reunião mensal dos conselheiros. Na ocasião, José Tomaz Nonô falou sobre as ações de saúde e a situação do PAM Salgadinho, que sofreu uma intervenção ética por determinação do próprio Cremal
O Conselho entendeu que os médicos lotados na unidade não poderiam exercer suas funções por estarem arriscando suas vidas e a dos pacientes. Segundo Pedrosa, a decisão do colegiado teve o quórum máximo de 20 dos 21 conselheiros. “O Cremal age para proteger a pessoa física do médico”, explicou.
“Nós concordamos com a decisão desse colegiado de fazer a relocação dos profissionais até que estejamos aptos a funcionar de forma adequada”, ressaltou o secretário Thomaz Nono.
O secretário municipal de Saúde teve a oportunidade de ouvir o pedido de dois médicos do PAM, que falaram pelo Bloco I (que oferece tratamento para pessoas soropositivas e com Aids), e do Centro Especializado de Reabilitação (CER). Eles solicitaram que os trabalhos nesses dois locais não fossem remanejados, já que aptos para o funcionamento, pois, segundo eles, a necessidade de reparo é simples.
Thomaz Nonô ouviu com atenção as reivindicações, mas deixou a decisão para o Cremal, já que foi o colegiado quem definiu a interdição médica no PAM Salgadinho. De acordo com o presidente do Consellho, o assunto entrará em pauta na próxima quinta-feira (25).
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5RELATÓRIO
Chega a 184 o número de desabrigados e desalojados pelas chuvas no Estado